Aula sobre Imperativo Afirmativo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O Imperativo afirmativo é um tempo verbal utilizado para expressar ordens, pedidos e conselhos. O uso do imperativo é muito comum no cotidiano dos estudantes, por exemplo: "Parem de falar", "Levante-se cedo", "Comam devagar". Nesta atividade, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada, e os alunos serão divididos em grupos para pesquisar e identificar um problema para apresentarem soluções. O tema escolhido para esta atividade será "Como usar o imperativo afirmativo para persuadir pessoas a agirem pela sustentabilidade”.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Apresente aos alunos o conceito de imperativo afirmativo, pedindo para que eles pensem em exemplos de frases que utilizam essa forma verbal em situações cotidianas, como em receitas, placas de trânsito, manuais de instrução, entre outros. Você pode utilizar imagens ou vídeos para ilustrar esses exemplos.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Apresentar o tema e objetivo da aula. Divida os alunos em grupos e defina o tema da pesquisa. Você deve orientar os alunos a escolher um problema relacionado à sustentabilidade.

  3. Etapa 3 - Identificação de um problema

    Os grupos vão definir e apresentar o problema a ser pesquisado. Em seguida, devem fazer o levantamento de dados, realizando pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações sobre o problema escolhido.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos devem analisar os dados coletados e identificar as principais causas do problema e possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos vão comparar os dados obtidos nas entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Em seguida, devem apontar soluções para o problema identificado, utilizando o imperativo afirmativo para persuadir as pessoas a agirem.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem criar um infográfico contendo as soluções apresentadas. Cada grupoapresenta sua solução e o infográfico criado para a turma.

  7. Etapa 7 - Criação de um cartaz

    Os grupos vão criar um cartaz usando expressões no imperativo afirmativo e o próprio infográfico criado na etapa anterior para fazer uma campanha pela sustentabilidade local. O material pode ser físico ou online.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão), revisando e reescrevendo os textos.
  • Promover a interação social e a cooperação entre os alunos, estimulando a troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento.
  • Desenvolver o pensamento crítico e reflexivo dos alunos ao analisarem os dados coletados e apresentarem soluções para o problema identificado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa na pesquisa e análise dos dados.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções.
  • Uso adequado de recursos verbais e não verbais para persuadir as pessoas a agirem contra o desperdício de água.
  • Originalidade e criatividade na criação do infográfico.
  • Respeito às normas gramaticais e ortográficas na elaboração do infográfico e na apresentação oral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na definição do tema e na escolha do problema a ser pesquisado.
  • Fornecer materiais de apoio e orientações para a realização da pesquisa e análise dos dados.
  • Estimular a cooperação e a interação social entre os alunos.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos aos grupos durante todo o processo.
  • Mediar a apresentação das soluções e fornecer feedbacks finais aos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e análise dos dados.
  • Cooperar e interagir socialmente com os demais membros do grupo.
  • Apresentar soluções coerentes e claras para o problema identificado.
  • Utilizar adequadamente os recursos verbais e não verbais para persuadir as pessoas a agirem contra o desperdício de água.
  • Criar infográficos criativos e originais para apresentar as soluções elaboradas.