Aula sobre Imperativo Afirmativo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O imperativo afirmativo é uma forma verbal em inglês utilizada para dar ordens, fazer pedidos ou dar instruções. Por exemplo, "Clean your room!" (Limpe seu quarto!) ou "Take out the trash." (Tire o lixo). É uma parte importante da gramática do idioma e é frequentemente usada em situações cotidianas. Nessa atividade, os alunos vão aprender a utilizar o imperativo afirmativo de forma adequada para construir textos persuasivos, como os encontrados na esfera publicitária. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos criam um jogo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Discussão em grupo
Introduza o tema e inicie uma discussão em grupo para revisão e reforço das noções prévias dos alunos. Você deve instigar a participação e registro de dúvidas, sugestões e ideias dos alunos sobre o tema.Etapa 2 - Explicação sobre a Gamificação
Explique a metodologia da gamificação e como será utilizada. O objetivo do jogo a ser criado pelos alunos será reforçar o uso correto do imperativo afirmativo. Apresente exemplos de jogos que utilizam essa metodologia, como "Jogo da Vida" ou "Detetive".Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos, divididos em grupos, vão criar um jogo de tabuleiro para reforçar o tema e seus subtópicos. Você pode sugerir algumas questões para a criação do jogo, como "Qual será o objetivo?" ou "Como ele será estruturado?". Oriente os alunos e observe o desempenho de cada grupo.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo aos demais. Os alunos devem explicar como ele funciona, como ele reforça o uso correto do imperativo afirmativo, e quais foram as principais dificuldades encontradas na elaboração do jogo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Conduza uma discussão sobre os jogos apresentados, suas características, pontos positivos e aspectos que precisam ser melhorados. Você deve instigar os alunos a analisarem e identificarem se as regras do jogo foram seguidas, se houve coerência e entendimento das expressões e termos utilizados.Etapa 6 - Jogando em grupos
Os grupos vão trocar suas produções e jogar os jogos uns dos outros, apontando pontos positivos, quão divertido e instrutivo é, e o que poderia ser melhorado.Etapa 7 - Produção de um texto persuasivo
Proponha que cada aluno produza um texto persuasivo utilizando o imperativo afirmativo. Os alunos devem utilizar as informações adquiridas durante a aula e o jogo criado por eles para construir o texto. Garanta que cada aluno tenha um tempo para escrita e, ao final, selecionar alguns para leitura em voz alta. Eles podem, por exemplo, tentar vender os jogos criados convencendo alguém a jogá-los ou comprá-los.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades linguísticas em inglês, com destaque para o uso do imperativo afirmativo e sua aplicação em textos persuasivos.
- Promover a gamificação como metodologia ativa para o aprendizado de conteúdos.
- Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos na criação de um jogo de tabuleiro.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro e na produção do texto persuasivo.
- Coerência na aplicação do imperativo afirmativo e na construção do texto persuasivo.
- Observação do cumprimento dos objetivos da gamificação.
Ações do professor
- Promover a discussão em grupo para revisão e reforço das noções prévias dos alunos.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro e observar o desempenho de cada grupo.
- Garantir que cada aluno tenha um tempo para escrita do texto persuasivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo e registrar dúvidas e sugestões.
- Cooperar com os demais integrantes do grupo na criação do jogo de tabuleiro.
- Elaborar um texto persuasivo utilizando o imperativo afirmativo de forma coerente e adequada.