Aula sobre Imperativo Afirmativo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O imperativo afirmativo é uma forma verbal em inglês utilizada para dar ordens, fazer pedidos ou dar instruções. Por exemplo, "Clean your room!" (Limpe seu quarto!) ou "Take out the trash." (Tire o lixo). É uma parte importante da gramática do idioma e é frequentemente usada em situações cotidianas. Nessa atividade, os alunos vão aprender a utilizar o imperativo afirmativo de forma adequada para construir textos persuasivos, como os encontrados na esfera publicitária. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos criam um jogo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Discussão em grupo

    Introduza o tema e inicie uma discussão em grupo para revisão e reforço das noções prévias dos alunos. Você deve instigar a participação e registro de dúvidas, sugestões e ideias dos alunos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Explicação sobre a Gamificação

    Explique a metodologia da gamificação e como será utilizada. O objetivo do jogo a ser criado pelos alunos será reforçar o uso correto do imperativo afirmativo. Apresente exemplos de jogos que utilizam essa metodologia, como "Jogo da Vida" ou "Detetive".

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos, divididos em grupos, vão criar um jogo de tabuleiro para reforçar o tema e seus subtópicos. Você pode sugerir algumas questões para a criação do jogo, como "Qual será o objetivo?" ou "Como ele será estruturado?". Oriente os alunos e observe o desempenho de cada grupo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo aos demais. Os alunos devem explicar como ele funciona, como ele reforça o uso correto do imperativo afirmativo, e quais foram as principais dificuldades encontradas na elaboração do jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão sobre os jogos apresentados, suas características, pontos positivos e aspectos que precisam ser melhorados. Você deve instigar os alunos a analisarem e identificarem se as regras do jogo foram seguidas, se houve coerência e entendimento das expressões e termos utilizados.

  6. Etapa 6 - Jogando em grupos

    Os grupos vão trocar suas produções e jogar os jogos uns dos outros, apontando pontos positivos, quão divertido e instrutivo é, e o que poderia ser melhorado.

  7. Etapa 7 - Produção de um texto persuasivo

    Proponha que cada aluno produza um texto persuasivo utilizando o imperativo afirmativo. Os alunos devem utilizar as informações adquiridas durante a aula e o jogo criado por eles para construir o texto. Garanta que cada aluno tenha um tempo para escrita e, ao final, selecionar alguns para leitura em voz alta. Eles podem, por exemplo, tentar vender os jogos criados convencendo alguém a jogá-los ou comprá-los.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades linguísticas em inglês, com destaque para o uso do imperativo afirmativo e sua aplicação em textos persuasivos.
  • Promover a gamificação como metodologia ativa para o aprendizado de conteúdos.
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos na criação de um jogo de tabuleiro.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro e na produção do texto persuasivo.
  • Coerência na aplicação do imperativo afirmativo e na construção do texto persuasivo.
  • Observação do cumprimento dos objetivos da gamificação.

Ações do professor

  • Promover a discussão em grupo para revisão e reforço das noções prévias dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro e observar o desempenho de cada grupo.
  • Garantir que cada aluno tenha um tempo para escrita do texto persuasivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e registrar dúvidas e sugestões.
  • Cooperar com os demais integrantes do grupo na criação do jogo de tabuleiro.
  • Elaborar um texto persuasivo utilizando o imperativo afirmativo de forma coerente e adequada.