Aula sobre Imperativo Afirmativo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O imperativo afirmativo é uma estrutura muito utilizada em inglês para dar ordens, fazer pedidos e dar conselhos. É muito comum encontrar esse tipo de estrutura em anúncios publicitários, manuais de instrução e em conversas do dia a dia. Para trabalhar o tema com os estudantes, utilizaremos a metodologia ativa rotação por estações, na qual os alunos criam e aplicam as estruturas em situações reais de comunicação, visando desenvolver a habilidade de persuasão em textos publicitários.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o imperativo afirmativo, enfatizando sua função na comunicação cotidiana. Em seguida, apresente exemplos de anúncios publicitários que usam essa estrutura para persuadir o público-alvo.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Criando um anúncio publicitário)

    Os alunos são divididos em grupos e conduzidos até a primeira estação. Nessa estação, eles devem criar um anúncio publicitário que utilize o imperativo afirmativo para persuadir o público-alvo a comprar um produto. Eles devem trabalhar em conjunto, pensando em estratégias de persuasão e utilizando a gramática correta.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Interpretação de anúncios)

    Na segunda estação, os alunos devem interpretar anúncios publicitários que utilizam o imperativo afirmativo. Eles devem identificar a função e a gramática utilizada no anúncio, bem como a mensagem que o anunciante quer passar para o público-alvo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Aplicando o Imperativo na comunicação oral)

    Na terceira estação, os alunos devem aplicar o que aprenderam em situações reais de comunicação, realizando diálogos em pares utilizando o imperativo afirmativo. Você pode fornecer situações desafiadoras, como expressar uma opinião contrária a um amigo ou fazer um pedido a um superior hierárquico.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Ao final da aula, conduza uma discussão em grupo sobre a metodologia utilizada na aula e elabore um resumo sobre a aplicação do imperativo afirmativo na comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de persuasão em textos publicitários.
  • Estimular a criatividade dos alunos no uso de recursos verbais e não verbais.
  • Aplicar a gramática do imperativo afirmativo em situações reais de comunicação.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da gramática do imperativo afirmativo.
  • Clareza e objetividade na mensagem transmitida.
  • Utilização de recursos verbais e não verbais para persuadir o público-alvo.

Ações do professor

  • Aplicar a metodologia de rotação por estações de forma clara e objetiva.
  • Fornecer feedback individual e coletivo aos alunos durante a atividade.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Colaborar na criação de anúncios publicitários persuasivos.
  • Identificar a função e a gramática do imperativo afirmativo em anúncios publicitários.
  • Aplicar o imperativo afirmativo em situações reais de comunicação, de forma correta e persuasiva.