Aula sobre Imperativo Afirmativo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O imperativo afirmativo é uma forma verbal muito presente em nosso cotidiano, principalmente na esfera da publicidade e propaganda. Ele é usado para dar ordens, sugestões ou conselhos com o intuito de persuadir o interlocutor. É importante que os alunos saibam como usar corretamente essa forma verbal e identificá-la em diferentes contextos. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão a oportunidade de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades que serão desenvolvidas.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Aos alunos será atribuída a tarefa de assistir um vídeo previamente selecionado que ensina sobre o uso do imperativo afirmativo em aulas de inglês. Os alunos devem assistir ao vídeo e depois responder a perguntas no fórum virtual da sala de aula ou em um questionário enviado com o vídeo.

  2. Etapa 2 - Debate em sala de aula

    Após os alunos assistirem o vídeo, faça uma grande roda de debate com a turma para discutir as informações adquiridas na etapa anterior.

  3. Etapa 3 - Apresentação do tema e contextualização

    Faça uma breve revisão sobre o imperativo afirmativo, explicando suas características e sua utilização na comunicação. Em seguida, mostre exemplos de propaganda e publicidade que utilizam o imperativo afirmativo para persuadir o público.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Em grupo, os alunos devem criar um modelo para a Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Nesta etapa, os alunos vão identificar exemplos de imperativos afirmativos dentro e fora da sala de aula.

  5. Etapa 5 - Análise de Propagandas

    Apresente algumas propagandas e peça que os alunos as analisem, identificando o uso do imperativo afirmativo e como ele é utilizado para persuadir o público.

  6. Etapa 6 - Role-playing

    Com base no modelo criado na etapa 4, as equipes farão uma simulação de uma propaganda, utilizando corretamente o imperativo afirmativo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos vão utilizar o modelo criado na etapa 4 para avaliar o trabalho de seus colegas e o próprio. Dê um feedback para cada grupo e peça feedback sobre as atividades desenvolvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de uso do imperativo afirmativo.
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso do imperativo afirmativo na comunicação publicitária.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de persuasão dos alunos.
  • Incentivar a colaboração entre os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a habilidade de autoavaliação e avaliação dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do imperativo afirmativo na simulação de propaganda.
  • Participação ativa no debate em sala de aula.
  • Criação de um modelo consistente e criativo para a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificação correta do imperativo afirmativo nas propagandas apresentadas.
  • Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o próprio trabalho e o dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de propaganda e publicidade que utilizam o imperativo afirmativo.
  • Selecionar um vídeo para a atividade de Sala de Aula Invertida.
  • Estimular o debate em sala de aula.
  • Orientar na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar o trabalho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo atribuído pelo professor.
  • Participar ativamente do debate em sala de aula.
  • Colaborar com os colegas na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Simular uma propaganda utilizando corretamente o imperativo afirmativo.
  • Utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o próprio trabalho e o dos colegas.