Aula sobre Imperativo Afirmativo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O imperativo afirmativo é uma forma verbal muito presente em nosso cotidiano, principalmente na esfera da publicidade e propaganda. Ele é usado para dar ordens, sugestões ou conselhos com o intuito de persuadir o interlocutor. É importante que os alunos saibam como usar corretamente essa forma verbal e identificá-la em diferentes contextos. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão a oportunidade de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades que serão desenvolvidas.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Aos alunos será atribuída a tarefa de assistir um vídeo previamente selecionado que ensina sobre o uso do imperativo afirmativo em aulas de inglês. Os alunos devem assistir ao vídeo e depois responder a perguntas no fórum virtual da sala de aula ou em um questionário enviado com o vídeo.Etapa 2 - Debate em sala de aula
Após os alunos assistirem o vídeo, faça uma grande roda de debate com a turma para discutir as informações adquiridas na etapa anterior.Etapa 3 - Apresentação do tema e contextualização
Faça uma breve revisão sobre o imperativo afirmativo, explicando suas características e sua utilização na comunicação. Em seguida, mostre exemplos de propaganda e publicidade que utilizam o imperativo afirmativo para persuadir o público.Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs
Em grupo, os alunos devem criar um modelo para a Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Nesta etapa, os alunos vão identificar exemplos de imperativos afirmativos dentro e fora da sala de aula.Etapa 5 - Análise de Propagandas
Apresente algumas propagandas e peça que os alunos as analisem, identificando o uso do imperativo afirmativo e como ele é utilizado para persuadir o público.Etapa 6 - Role-playing
Com base no modelo criado na etapa 4, as equipes farão uma simulação de uma propaganda, utilizando corretamente o imperativo afirmativo.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos vão utilizar o modelo criado na etapa 4 para avaliar o trabalho de seus colegas e o próprio. Dê um feedback para cada grupo e peça feedback sobre as atividades desenvolvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de uso do imperativo afirmativo.
- Promover a reflexão crítica sobre o uso do imperativo afirmativo na comunicação publicitária.
- Estimular a criatividade e a capacidade de persuasão dos alunos.
- Incentivar a colaboração entre os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Desenvolver a habilidade de autoavaliação e avaliação dos colegas.
Critérios de avaliação
- Uso correto do imperativo afirmativo na simulação de propaganda.
- Participação ativa no debate em sala de aula.
- Criação de um modelo consistente e criativo para a Dinâmica dos 3 Qs.
- Identificação correta do imperativo afirmativo nas propagandas apresentadas.
- Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o próprio trabalho e o dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de propaganda e publicidade que utilizam o imperativo afirmativo.
- Selecionar um vídeo para a atividade de Sala de Aula Invertida.
- Estimular o debate em sala de aula.
- Orientar na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar o trabalho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo atribuído pelo professor.
- Participar ativamente do debate em sala de aula.
- Colaborar com os colegas na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Simular uma propaganda utilizando corretamente o imperativo afirmativo.
- Utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o próprio trabalho e o dos colegas.