Aula sobre Imperativo Negativo
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o imperativo negativo em inglês. O objetivo é desenvolver a habilidade de utilizar recursos verbais e não verbais para construir a persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão), revisando e reescrevendo os textos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a função gramatical do imperativo negativo, sua importância na comunicação em inglês e forma de utilização, usando exemplos e ilustrações para facilitar a compreensão.Etapa 2 - Organização em Grupos
Divida a turma em grupos e oriente-os na criação de um modelo de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação para a construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, e organização do grupo. Explique que cada grupo irá avaliar o desempenho do outro grupo ao final da atividade.Etapa 3 - Produção Textual
Cada grupo deve produzir um texto persuasivo em inglês usando o imperativo negativo como recurso linguístico. O tema pode ser livre ou relacionado a produtos, ou serviços.Etapa 4 - Revisão do Texto
Os alunos devem revisar e reescrever o texto produzido, fazendo uso das observações e sugestões de seus colegas.Etapa 5 - Preparação da Apresentação
Os grupos devem se preparar para apresentar seus textos de forma clara e persuasiva, fazendo uso adequado do imperativo negativo.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu texto para a turma, utilizando recursos como cartazes, slides ou cartões. Os demais grupos devem avaliar a apresentação do grupo segundo o modelo criado.Etapa 7 - Reflexão
Promova uma reflexão sobre o processo de produção, revisão e apresentação dos textos, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária.
- Estimular a cooperação e a organização em grupo.
- Desenvolver a habilidade de revisar e reescrever textos de forma crítica e construtiva.
- Compreender a utilização do imperativo negativo em língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Orientar os alunos na produção dos textos e na revisão dos mesmos.
- Promover a reflexão e a discussão sobre o processo de aprendizado.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Produzir um texto persuasivo em inglês com uso do imperativo negativo.
- Avaliar as apresentações dos demais grupos e compartilhar suas experiências e aprendizados.