Aula sobre Imperativo Negativo
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Professor(a), explique o que é e apresente alguns exemplos de frases no imperativo negativo em Inglês. Depois, faça uma breve revisão sobre a gramática e o vocabulário relacionados. O objetivo dessa atividade é desenvolver a habilidade de os alunos utilizarem recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão), revisando e reescrevendo os textos.
Etapa 1 - Leitura de frases no Imperativo
Distribua para cada aluno uma lista de frases no imperativo negativo. A lista deverá conter informações sobre o imperativo negativo, exemplos práticos e dicas de uso em diferentes contextos. Incentive os estudantes a lerem cada frase em voz alta. Oriente os alunos a fazerem anotações sobre as frases que não conhecem.Etapa 2 - Leitura dos estudos de caso
Professor(a), apresente exemplos de estudo de caso relacionados ao uso do imperativo negativo com lacunas a serem preenchidas. Os alunos devem ler o caso, refletir sobre o significado e a mensagem do texto e decidir qual frase no Imperativo negativo completa adequadamente a lacuna.Etapa 3 - Preenchimento das lacunas
Cada estudante preenche as lacunas de seu estudo de caso usando as informações discutidas. Professor(a), forneça ajuda e orientação quando necessário.Etapa 4 - Apresentação
Cada estudante apresenta o seu estudo de caso preenchido para a turma.Etapa 5 - Revisão e reescrita
Os alunos discutem as diferentes estratégias que usaram para resolver o estudo de caso.Professor(a), dê feedback e orientações para possíveis melhorias.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a colaboração e trabalho em equipe.
- Revisar e aprofundar o conhecimento gramatical e vocabulário referente ao Imperativo negativo em Inglês.
- Promover a reflexão sobre diferentes estratégias para resolver estudos de caso, incentivando a criatividade e a capacidade de encontrar soluções adequadas.
- Fomentar a apresentação oral dos estudos de caso, fortalecendo a habilidade de comunicação e expressão dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante a atividade, demonstrando engajamento e interesse pelo tema.
- Compreensão adequada do uso do imperativo negativo, evidenciando o conhecimento dos conceitos e regras gramaticais.
- Correto preenchimento das lacunas nos estudos de caso, mostrando a aplicação adequada do imperativo negativo para completar as frases.
- Apresentação organizada dos estudos de caso, comunicando as respostas de forma objetiva e compreensível.
- Capacidade de reflexão sobre as estratégias utilizadas e disponibilidade para receber feedback e orientações para melhorias.
Ações do professor
- Propor desafios e estimular a reflexão dos alunos para preencherem a lacuna.
- Facilitar a discussão e o debate dos estudos de caso.
- Dar feedback construtivo e orientação individual.
Ações do aluno
- Colaborar e compartilhar informações com o grupo.
- Apresentar oralmente os estudos de caso preenchidos, comunicando as respostas de forma clara e organizada para a turma.
- Participar das discussões sobre as diferentes estratégias utilizadas na resolução dos estudos de caso, compartilhando experiências, reflexões e recebendo feedback do professor para possíveis melhorias.