Aula sobre Imperativo Negativo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Professor(a), explique o que é e apresente alguns exemplos de frases no imperativo negativo em Inglês. Depois, faça uma breve revisão sobre a gramática e o vocabulário relacionados. O objetivo dessa atividade é desenvolver a habilidade de os alunos utilizarem recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão), revisando e reescrevendo os textos.

  1. Etapa 1 - Leitura de frases no Imperativo

    Distribua para cada aluno uma lista de frases no imperativo negativo. A lista deverá conter informações sobre o imperativo negativo, exemplos práticos e dicas de uso em diferentes contextos. Incentive os estudantes a lerem cada frase em voz alta. Oriente os alunos a fazerem anotações sobre as frases que não conhecem.

  2. Etapa 2 - Leitura dos estudos de caso

    Professor(a), apresente exemplos de estudo de caso relacionados ao uso do imperativo negativo com lacunas a serem preenchidas. Os alunos devem ler o caso, refletir sobre o significado e a mensagem do texto e decidir qual frase no Imperativo negativo completa adequadamente a lacuna.

  3. Etapa 3 - Preenchimento das lacunas

    Cada estudante preenche as lacunas de seu estudo de caso usando as informações discutidas. Professor(a), forneça ajuda e orientação quando necessário.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada estudante apresenta o seu estudo de caso preenchido para a turma.

  5. Etapa 5 - Revisão e reescrita

    Os alunos discutem as diferentes estratégias que usaram para resolver o estudo de caso.

    Professor(a), dê feedback e orientações para possíveis melhorias.


Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a colaboração e trabalho em equipe.
  • Revisar e aprofundar o conhecimento gramatical e vocabulário referente ao Imperativo negativo em Inglês.
  • Promover a reflexão sobre diferentes estratégias para resolver estudos de caso, incentivando a criatividade e a capacidade de encontrar soluções adequadas.
  • Fomentar a apresentação oral dos estudos de caso, fortalecendo a habilidade de comunicação e expressão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a atividade, demonstrando engajamento e interesse pelo tema.
  • Compreensão adequada do uso do imperativo negativo, evidenciando o conhecimento dos conceitos e regras gramaticais.
  • Correto preenchimento das lacunas nos estudos de caso, mostrando a aplicação adequada do imperativo negativo para completar as frases.
  • Apresentação organizada dos estudos de caso, comunicando as respostas de forma objetiva e compreensível.
  • Capacidade de reflexão sobre as estratégias utilizadas e disponibilidade para receber feedback e orientações para melhorias.

Ações do professor

  • Propor desafios e estimular a reflexão dos alunos para preencherem a lacuna.
  • Facilitar a discussão e o debate dos estudos de caso.
  • Dar feedback construtivo e orientação individual.

Ações do aluno

  • Colaborar e compartilhar informações com o grupo.
  • Apresentar oralmente os estudos de caso preenchidos, comunicando as respostas de forma clara e organizada para a turma.
  • Participar das discussões sobre as diferentes estratégias utilizadas na resolução dos estudos de caso, compartilhando experiências, reflexões e recebendo feedback do professor para possíveis melhorias.