Aula sobre Imperativo Negativo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Professor(a), inicie contextualizando o Imperativo para seus estudantes como uma estrutura gramatical muito usada para dar ordens ou fazer pedidos. Também é importante que os alunos entendam as diferenças entre o Imperativo afirmativo e negativo. Para isso, apresente exemplos de frases simples.

Objetivo: Aprender o Imperativo Negativo por meio da Metodologia Ativa da Gamificação, criando um jogo de tabuleiro.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor(a), apresente a atividade e explique como ela funciona. Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo deverá escolher um tema para o seu jogo. O grupo deve usar esse tema para criar perguntas e as respectivas respostas usando o Imperativo Negativo.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Professor(a), oriente cada grupo a criar um tabuleiro com 51 casas e desenhar nele elementos relacionados ao tema do jogo. Além disso, o grupo também tem que criar seu próprio dado e os pinos que serão usados pelos jogadores.

  4. Etapa 4 - Criação de cartas de perguntas

    Os alunos devem criar cartas com perguntas sobre o tema e as suas respectivas respostas, usando o Imperativo Negativo.

  5. Etapa 5 - Criação de cartas de ação

    Os alunos devem criar cartas de ação que obriguem os jogadores a utilizar o Imperativo Negativo.

  6. Etapa 6 - Criação de regras

    Os alunos devem criar regras para o jogo, incluindo a forma de marcar pontos, como usar as cartas de perguntas e as cartas de ação para avançar no jogo e como vencer.

  7. Etapa 7 - Teste do jogo

    Cada grupo deve jogar seu próprio jogo, utilizando as cartas de perguntas e as cartas de ação criadas anteriormente para exercitar o uso do Imperativo Negativo.

  8. Etapa 8 - Trocando os jogos

    Os grupos devem trocar os jogos criados entre si, para incentivar que cada estudante use corretamente o Imperativo negativo em novas situações, ampliando o seu repertório por meio das perguntas e das cartas de ação criadas pelos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Reforçar a compreensão do Imperativo Negativo.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do Imperativo Negativo nas perguntas e cartas de ação criadas.
  • Coerência entre o tema escolhido e o tabuleiro criado.
  • Clareza e efetividade das regras criadas para o jogo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a atividade e suas etapas.
  • Orientar os grupos na criação do tabuleiro, perguntas e ações.
  • Tirar dúvidas e incentivar a interação entre os grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e dividir as tarefas igualmente.
  • Criar perguntas e ações coerentes com o tema escolhido.
  • Utilizar corretamente o Imperativo Negativo durante o jogo.