Aula sobre Imperialismo Europeu E A Partilha Da Africa E Asia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O imperialismo europeu foi um período de expansão das potências europeias pelo mundo, que teve início no século XIX e se estendeu até o início do século XX. Um dos principais objetivos era a conquista de novos territórios e a exploração de suas riquezas naturais. A partilha da África e Ásia foi uma das consequências desse processo. Nesta aula, os alunos irão analisar criticamente como a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e os objetivos que serão trabalhados. Em seguida, oriente os alunos a criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Mostre o mapa-múndi para que os alunos possam visualizar as regiões que foram colonizadas pelos europeus. Em seguida, apresente um breve histórico sobre o imperialismo europeu e a partilha da África e Ásia.

  3. Etapa 3 - Exploração

    Divida a turma em grupos e entregue a eles um texto sobre um país ou região que foi colonizado pelos europeus. Eles devem ler o texto, identificar as principais características da colonização e discutir em grupo.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma, enquanto isso, faça uma síntese das informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Proponha um debate sobre as consequências do imperialismo europeu para os países colonizados e para o mundo em geral.

  6. Etapa 6 - Registro

    Oriente os alunos a registrarem suas reflexões e aprendizagens no template criado no início da aula, preenchendo os campos de Check-in e Check-out.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma avaliação geral da aula e reforce os principais pontos trabalhados. Os alunos deverão entregar seus templates preenchidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o imperialismo europeu e suas consequências.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância do respeito à diversidade cultural e étnica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo e no debate.
  • Qualidade das reflexões registradas no template.
  • Capacidade de análise crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Propor atividades que estimulem a reflexão e a análise crítica dos alunos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer sínteses das informações apresentadas pelos grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e do debate.
  • Ler e analisar criticamente o texto recebido.
  • Registrar suas reflexões e aprendizagens no template criado no início da aula.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Respeitar a diversidade cultural e étnica.