Aula sobre Imperialismo Europeu E A Partilha Da Africa E Asia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O imperialismo europeu foi um processo histórico que ocorreu no final do século XIX e início do século XX, no qual as potências europeias expandiram seus territórios e influência em outros continentes, principalmente na África e Ásia. Esse processo foi marcado por conflitos, intervenções militares e imposição de culturas e valores europeus nas regiões colonizadas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos, destacando a importância do estudo do imperialismo europeu e suas consequências para as regiões colonizadas.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida a turma em grupos e entregará um caso para cada grupo. O caso deve ser uma situação histórica envolvendo o imperialismo europeu em alguma região da África ou Ásia. Os grupos deverão ler o caso e responder às perguntas propostas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Cada grupo deverá criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações obtidas no estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do template

    Os grupos deverão preencher as lacunas do template com as informações obtidas no estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas e as conclusões obtidas a partir do estudo de caso.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, a turma discutirá em grupo as semelhanças e diferenças entre os casos apresentados, destacando as estratégias utilizadas pelas potências europeias para exercer sua hegemonia nas regiões colonizadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula destacando a importância do estudo crítico da história para compreendermos as relações de poder e a construção das identidades culturais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o imperialismo europeu e suas consequências.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância do estudo da história para compreendermos o mundo em que vivemos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do template de infográfico criado pelo grupo.
  • Coerência e clareza das informações apresentadas no infográfico.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Dividir a turma em grupos e entregar os casos para estudo.
  • Orientar os grupos na criação do template de infográfico e no preenchimento das lacunas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, destacando a importância do estudo crítico da história.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o caso proposto pelo professor.
  • Criar o template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas.
  • Preencher as lacunas do template com as informações obtidas no estudo de caso.
  • Apresentar o infográfico para a turma, explicando as informações contidas e as conclusões obtidas a partir do estudo de caso.
  • Participar ativamente das discussões em grupo sobre o tema.