Aula sobre Imperialismo Europeu E A Partilha Da Africa E Asia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Imperialismo Europeu foi um período em que as potências europeias dominaram e exploraram diversas regiões do mundo, com o objetivo de obter novas fontes de matéria-prima, mão de obra barata e mercados consumidores. A partilha da África e Ásia foi um dos principais resultados desse processo, em que as potências europeias se apropriaram desses territórios e impuseram suas culturas e governos. É importante que os alunos compreendam o impacto do imperialismo europeu na história mundial e como isso afetou as regiões colonizadas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus principais conceitos, explicando como o imperialismo europeu resultou na partilha da África e Ásia na história mundial. Incentive os alunos a fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos e organize-os em: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma tarefa específica durante o debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um subtema relacionado ao imperialismo europeu e a partilha da África e Ásia, como por exemplo: as causas do imperialismo, as consequências para as regiões colonizadas, a resistência dos povos colonizados, entre outros.

  4. Etapa 4 - Preparação

    Cada grupo irá preparar seus argumentos e contra-argumentos para o debate, utilizando materiais simples como cartazes, mapas, imagens e textos.

  5. Etapa 5 - Debate

    O debate será realizado em formato de júri, com a banca julgadora avaliando os argumentos dos grupos defensor e opositor. Os grupos de observadores irão registrar as principais ideias e argumentos apresentados durante o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Após o debate, conduza o grupo auma discussão, ressaltando as principais ideias e argumentos apresentados pelos grupos e incentivando os alunos a refletir sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate e a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos. Também será avaliada a capacidade dos alunos em analisar criticamente o tema e compreender as diferentes perspectivas sobre o imperialismo europeu e a partilha da África e Ásia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente o imperialismo europeu e a partilha da África e Ásia.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover o debate e a reflexão sobre temas históricos relevantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Capacidade de analisar criticamente o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus principais conceitos.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa.
  • Conduzir o debate e a discussão em sala de aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os subtemas relacionados ao imperialismo europeu e a partilha da África e Ásia.
  • Preparar seus argumentos e contra-argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate e da discussão em sala de aula.