Aula sobre Imperialismo Europeu E A Partilha Da Africa E Asia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Imperialismo Europeu foi um período em que as potências europeias dominaram e exploraram diversas regiões do mundo, com o objetivo de obter novas fontes de matéria-prima, mão de obra barata e mercados consumidores. A partilha da África e Ásia foi um dos principais resultados desse processo, em que as potências europeias se apropriaram desses territórios e impuseram suas culturas e governos. É importante que os alunos compreendam o impacto do imperialismo europeu na história mundial e como isso afetou as regiões colonizadas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e seus principais conceitos, explicando como o imperialismo europeu resultou na partilha da África e Ásia na história mundial. Incentive os alunos a fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em 4 grupos e organize-os em: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma tarefa específica durante o debate.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre um subtema relacionado ao imperialismo europeu e a partilha da África e Ásia, como por exemplo: as causas do imperialismo, as consequências para as regiões colonizadas, a resistência dos povos colonizados, entre outros.Etapa 4 - Preparação
Cada grupo irá preparar seus argumentos e contra-argumentos para o debate, utilizando materiais simples como cartazes, mapas, imagens e textos.Etapa 5 - Debate
O debate será realizado em formato de júri, com a banca julgadora avaliando os argumentos dos grupos defensor e opositor. Os grupos de observadores irão registrar as principais ideias e argumentos apresentados durante o debate.Etapa 6 - Conclusão
Após o debate, conduza o grupo auma discussão, ressaltando as principais ideias e argumentos apresentados pelos grupos e incentivando os alunos a refletir sobre o tema.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos no debate e a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos. Também será avaliada a capacidade dos alunos em analisar criticamente o tema e compreender as diferentes perspectivas sobre o imperialismo europeu e a partilha da África e Ásia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente o imperialismo europeu e a partilha da África e Ásia.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover o debate e a reflexão sobre temas históricos relevantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Capacidade de analisar criticamente o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus principais conceitos.
- Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa.
- Conduzir o debate e a discussão em sala de aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os subtemas relacionados ao imperialismo europeu e a partilha da África e Ásia.
- Preparar seus argumentos e contra-argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate e da discussão em sala de aula.