Aula sobre Imperialismo Europeu E Neocolonialismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O imperialismo europeu e o neocolonialismo são temas importantes para entendermos a história mundial e suas consequências até os dias atuais. O imperialismo foi um processo de expansão territorial e econômica das potências europeias sobre outros continentes, principalmente a África e a Ásia, no final do século XIX e início do século XX. O neocolonialismo, por sua vez, foi uma forma de manter o controle sobre esses territórios após a independência formal das colônias. Esses processos tiveram impactos profundos na cultura, economia e política desses países, e ainda são sentidos em muitos aspectos da vida contemporânea. Nesta aula, será utilizada a metodologia Design Sprint para que os alunos possam entender melhor esses processos e suas consequências.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você deve iniciar a aula com uma breve explicação sobre o que é imperialismo e neocolonialismo, suas causas e consequências. Em seguida, os alunos devem formar grupos e pesquisar sobre o tema, utilizando fontes diversas, como livros didáticos, artigos de jornais e revistas, vídeos e documentários.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um mapa mental ou esquema que represente as principais ideias e conceitos relacionados ao imperialismo e neocolonialismo. Você deve orientar os alunos a identificar as relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus mapas mentais ou esquemas para a turma e discutir as semelhanças e diferenças entre eles. Em seguida, devem escolher um modelo para seguir e justificar sua escolha.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base no modelo escolhido, os grupos devem criar um infográfico ou cartaz que represente as principais ideias e conceitos relacionados ao imperialismo e neocolonialismo. Você deve orientar os alunos a utilizar imagens, gráficos e textos de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus infográficos ou cartazes para a turma e discutir as escolhas feitas em relação à representação visual e textual. Oriente os alunos a avaliar a eficácia de cada trabalho em transmitir as ideias e conceitos relacionados ao imperialismo e neocolonialismo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Criar infográficos e cartazes de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na representação das ideias e conceitos relacionados ao imperialismo e neocolonialismo.
  • Utilização adequada de imagens, gráficos e textos.
  • Capacidade de estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de fontes.
  • Estimular a discussão e o debate em grupo.
  • Orientar os alunos na criação de infográficos e cartazes.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar fontes diversas.
  • Trabalhar em grupo e discutir as ideias e conceitos relacionados ao imperialismo e neocolonialismo.
  • Criar infográficos e cartazes de forma clara e objetiva.