Aula sobre Imperialismo Europeu E Neocolonialismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O imperialismo europeu e o neocolonialismo são temas importantes para entendermos a história mundial e suas consequências até os dias atuais. Durante o século XIX, as potências europeias expandiram seus territórios e influência econômica para outras partes do mundo, principalmente África e Ásia. Esse processo foi marcado por ideologias racistas e deterministas que justificavam a dominação desses povos. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam desenvolver empatia com as pessoas que foram afetadas pelo imperialismo e neocolonialismo, compreendendo suas dores e ganhos. A partir disso, eles poderão estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema e explicar o que é o imperialismo europeu e o neocolonialismo. Em seguida, irá pedir para que os alunos formem grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre uma pessoa que foi afetada pelo imperialismo europeu e neocolonialismo. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Forneça exemplos de pessoas afetadas pelo imperialismo, como um trabalhador africano forçado a trabalhar em uma plantação de café ou um indiano obrigado a trabalhar em uma fábrica têxtil.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá discutir o mapa de empatia criado e compartilhar com a turma as dores e ganhos da pessoa escolhida. Medeie a discussão e incentivar os alunos a fazerem perguntas e expressarem suas opiniões.

  4. Etapa 4 - Análise de documentos

    Forneça documentos históricos, como cartas ou fotos de trabalhadores africanos ou indianos, para que os alunos possam analisar e entender melhor o contexto histórico do imperialismo europeu e neocolonialismo.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. Medeie o debate e incentivar os alunos a apresentarem argumentos baseados em fatos históricos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a refletirem sobre como o imperialismo europeu e neocolonialismo ainda afetam o mundo atual.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Peça para que os alunos escrevam um texto sobre como o imperialismo europeu e neocolonialismo afetaram a pessoa escolhida pelo grupo no mapa de empatia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
  • Estimular a empatia dos alunos com as pessoas afetadas pelo imperialismo europeu e neocolonialismo.
  • Incentivar a análise crítica de documentos históricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Análise crítica dos documentos históricos.
  • Argumentação baseada em fatos históricos durante o debate.
  • Coerência e clareza na escrita do texto (caso seja solicitado como tarefa de casa).
  • Compreensão do tema e suas consequências até os dias atuais.

Ações do professor

  • Mediar as discussões e debates.
  • Fornecer exemplos práticos e documentos históricos para análise dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e incentivar a reflexão dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Analisar criticamente os documentos históricos fornecidos pelo professor.
  • Apresentar argumentos baseados em fatos históricos durante o debate.
  • Escrever um texto coerente e claro (caso seja solicitado como tarefa de casa).
  • Refletir sobre o tema e suas consequências até os dias atuais.