Aula sobre Imperialismo Europeu E Neocolonialismo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O imperialismo europeu e o neocolonialismo são temas importantes para entendermos a história mundial e suas consequências até os dias atuais. O imperialismo foi um processo de expansão territorial e econômica das potências europeias, que buscavam novos mercados consumidores e matérias-primas para suas indústrias. Já o neocolonialismo foi uma forma de manter o controle sobre as antigas colônias, mesmo após a independência formal. Esses processos tiveram impactos profundos na África e na Ásia, como a exploração de recursos naturais, a escravização de povos e a imposição de ideologias racistas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ensino Hibrido


  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que já sabem sobre o imperialismo europeu e o neocolonialismo. Em seguida, compartilharão suas ideias em duplas ou trios.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Você apresentará um breve histórico sobre o imperialismo europeu e o neocolonialismo, utilizando imagens e mapas para ilustrar o processo de expansão territorial e econômica das potências europeias. Em seguida, os alunos farão uma leitura compartilhada de um texto sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtópicos são: "Ideologias raciais", "Determinismo", "Exploração de recursos naturais", "Escravização de povos" e "Resistência e lutas de libertação". Cada grupo terá 20 minutos para pesquisar e preparar uma apresentação utilizando recursos audiovisuais.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como isso se relaciona com o cotidiano deles. Em seguida, compartilharão suas ideias em duplas ou trios.

  5. Etapa 5 - Tarefa de casa

    Os alunos deverão criar um texto reflexivo sobre a relação entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

  6. Etapa 6 - Correção da tarefa de casa

    Faça a correção da tarefa de casa e dê feedback individualmente para cada aluno.

  7. Etapa 7 - Check-in

    Na próxima aula, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula anterior e como isso se relaciona com a tarefa de casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação oral dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a história mundial e suas consequências.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em sala de aula.
  • Qualidade da apresentação oral dos grupos.
  • Coerência e clareza na escrita do texto reflexivo.
  • Capacidade de estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
  • Reflexão crítica sobre a história mundial e suas consequências.

Ações do professor

  • Apresentar um breve histórico sobre o imperialismo europeu e o neocolonialismo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação das apresentações.
  • Corrigir a tarefa de casa e dar feedback individual para cada aluno.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história mundial e suas consequências.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades em sala de aula.

Ações do aluno

  • Refletir individualmente sobre o que já sabem sobre o imperialismo europeu e o neocolonialismo.
  • Pesquisar e preparar uma apresentação sobre um dos subtópicos.
  • Escrever um texto reflexivo sobre a relação entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
  • Participar ativamente das atividades em sala de aula.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como isso se relaciona com o cotidiano deles.