Aula sobre Imperialismo Europeu E Neocolonialismo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O imperialismo europeu e o neocolonialismo são temas importantes para entendermos a história mundial e suas consequências até os dias atuais. O imperialismo foi um processo de dominação política, econômica e cultural das potências europeias sobre outros países, principalmente na África e na Ásia. O neocolonialismo, por sua vez, foi uma forma de manter essa dominação mesmo após a independência desses países. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia."

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e seus conceitos básicos, utilizando imagens e vídeos para contextualizar o assunto. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre o imperialismo europeu e o neocolonialismo. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. Os cards de perguntas devem abordar os conceitos básicos do tema, enquanto os cards de ações devem representar as consequências do imperialismo e do neocolonialismo na África e na Ásia.

  3. Etapa 3 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar os jogos criados pelos outros grupos, jogando e avaliando a jogabilidade e a efetividade dos cards de perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir para discutir as relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia, utilizando como base as perguntas e ações dos cards do jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu jogo e as relações causais discutidas em grupo.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos podem ser incentivados a pesquisar sobre o tema e criar novos cards de perguntas e ações para o jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema e suas consequências.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e efetividade do jogo de tabuleiro.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a criação e teste do jogo.
  • Compreensão das relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus conceitos básicos de forma clara e objetiva.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Conduzir a reflexão crítica sobre o tema e suas consequências.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
  • Testar e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.
  • Discutir em grupo as relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.