Aula sobre Imperialismo Europeu E Neocolonialismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O imperialismo europeu e o neocolonialismo são temas importantes para entendermos a história mundial e suas consequências até hoje. Sabe-se que o imperialismo foi um período em que as potências europeias expandiram seus territórios e influência pelo mundo, principalmente na África e na Ásia. O neocolonialismo, por sua vez, foi uma forma de manter essa influência mesmo após a independência desses países. É importante entendermos como esses processos foram justificados por ideologias racistas e deterministas, que tiveram impactos profundos na vida das pessoas desses lugares. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seus conhecimentos e habilidades.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar o período histórico em que ocorreu o imperialismo europeu e o neocolonialismo. Serão apresentados exemplos de como esses processos afetaram a vida das pessoas na África e na Ásia.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema e criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deverá disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam se aprofundar no tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Você deverá orientar a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Você deverá incentivar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Debate

    Após as apresentações, será aberto um debate para discutir as relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. Você deverá mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese do que foi discutido na aula e reforçar a importância de entendermos o imperialismo europeu e o neocolonialismo para compreendermos a história mundial e suas consequências até hoje.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de síntese e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual, com ideia central e sub-ideias bem definidas e relacionadas.
  • Participação ativa na discussão em grupo e no debate.
  • Capacidade de síntese e apresentação oral.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
  • Mediar a discussão em grupo e o debate.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e criar um mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Fazer perguntas e contribuir para a reflexão sobre o tema.
  • Participar da síntese final da aula.