Aula sobre Imperialismo Europeu E Neocolonialismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O imperialismo europeu e o neocolonialismo são temas importantes para entendermos a história mundial e suas consequências até hoje. Sabe-se que o imperialismo foi um período em que as potências europeias expandiram seus territórios e influência pelo mundo, principalmente na África e na Ásia. O neocolonialismo, por sua vez, foi uma forma de manter essa influência mesmo após a independência desses países. É importante entendermos como esses processos foram justificados por ideologias racistas e deterministas, que tiveram impactos profundos na vida das pessoas desses lugares. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seus conhecimentos e habilidades.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar o período histórico em que ocorreu o imperialismo europeu e o neocolonialismo. Serão apresentados exemplos de como esses processos afetaram a vida das pessoas na África e na Ásia.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar sobre o tema e criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deverá disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam se aprofundar no tema.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Você deverá orientar a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Você deverá incentivar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 5 - Debate
Após as apresentações, será aberto um debate para discutir as relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. Você deverá mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Conclusão
Você irá fazer uma síntese do que foi discutido na aula e reforçar a importância de entendermos o imperialismo europeu e o neocolonialismo para compreendermos a história mundial e suas consequências até hoje.
Intencionalidades pedagógicas
- Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de síntese e apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual, com ideia central e sub-ideias bem definidas e relacionadas.
- Participação ativa na discussão em grupo e no debate.
- Capacidade de síntese e apresentação oral.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
- Mediar a discussão em grupo e o debate.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer uma síntese do que foi discutido na aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e criar um mapa conceitual.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Fazer perguntas e contribuir para a reflexão sobre o tema.
- Participar da síntese final da aula.