Aula sobre Imperio Inca E Suas Conquistas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Império Inca foi um dos maiores impérios da América do Sul, que se estendeu por mais de 4.000 km, desde o Equador até o Chile. Os incas foram uma civilização avançada, com uma economia baseada na agricultura, mineração e comércio. Eles também eram conhecidos por sua arquitetura impressionante, como Machu Picchu. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o Império Inca e suas conquistas, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker para criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. A fanzine será uma forma criativa de apresentar o tema e seus subtópicos, além de desenvolver habilidades de escrita e desenho.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução do tema e apresente um mapa do Império Inca. Em seguida, convide os alunos a observar um mapa temático e identificar as principais características do império, como sua extensão territorial e as principais cidades.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico relacionado ao Império Inca, como a economia, a religião, a arquitetura, a organização social, entre outros. Cada grupo deverá pesquisar sobre o seu subtópico e anotar as informações mais importantes.

  3. Etapa 3 - Criação da fanzine

    Cada grupo irá criar uma página da fanzine, utilizando as informações pesquisadas e ilustrações. Forneça papel A4 dividido em 8 partes para cada grupo. Os alunos deverão utilizar canetas coloridas e lápis de cor para criar uma página atraente e informativa.

  4. Etapa 4 - Revisão

    Os grupos irão revisar as páginas criadas pelos outros grupos e dar feedbacks construtivos. Oriente os alunos a identificar pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados.

  5. Etapa 5 - Finalização

    Os grupos irão finalizar suas páginas e montar a fanzine. Oriente os alunos a organizar as páginas em ordem lógica e a criar uma capa atraente.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua página da fanzine para a turma, explicando as informações mais importantes e as ilustrações criadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação da fanzine e como a metodologia ativa Cultura Maker ajudou a tornar a aula mais envolvente e didática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e escrita.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e visual.
  • Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.

Critérios de avaliação

  • Coerência das informações apresentadas na fanzine.
  • Qualidade das ilustrações e criatividade na apresentação.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção das informações mais importantes.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação das ilustrações.
  • Dar feedbacks construtivos e orientar os alunos na revisão das páginas criadas.
  • Estimular a participação e a colaboração no trabalho em grupo.
  • Orientar os alunos na organização das páginas e na criação da capa da fanzine.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar as informações mais importantes sobre o subtópico atribuído.
  • Criar ilustrações criativas e atraentes para a fanzine.
  • Participar ativamente do trabalho em grupo e colaborar com os colegas.
  • Revisar as páginas criadas pelos outros grupos e dar feedbacks construtivos.
  • Apresentar a página da fanzine de forma clara e objetiva.