Aula sobre Imperio Inca E Suas Conquistas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Império Inca foi um dos maiores impérios da América do Sul, que se estendeu por mais de 4.000 km, desde a Colômbia até o Chile. Os incas foram uma civilização avançada, com uma economia baseada na agricultura, uma religião politeísta e uma sociedade altamente estratificada. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre as conquistas do Império Inca e como ele se tornou uma das maiores potências da América do Sul. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e apresente um mapa mostrando a extensão do Império Inca. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, que receberão uma folha de papel para anotar suas ideias.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão pesquisar sobre o Império Inca e suas conquistas. Eles devem anotar as informações mais importantes em suas folhas de papel.Etapa 3 - Esboça
Os alunos irão criar um esboço de como eles imaginam que o Império Inca se expandiu e conquistou novos territórios. Eles devem desenhar um mapa e incluir informações sobre as batalhas e estratégias utilizadas pelos incas.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo qual é a melhor ideia para representar as conquistas do Império Inca. Eles devem escolher uma ideia e justificar sua escolha.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo de sua ideia escolhida. Eles podem usar materiais como papel, cartolina, lápis de cor, canetas, etc.Etapa 6 - Testar
Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e explicar como eles representam as conquistas do Império Inca. Os alunos devem avaliar os protótipos dos outros grupos e dar feedback construtivo.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o Império Inca.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um protótipo que represente as conquistas do Império Inca.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
- Qualidade do protótipo criado pelo grupo.
- Capacidade de justificar a escolha da ideia e explicar como ela representa as conquistas do Império Inca.
- Feedback construtivo dado pelos alunos aos protótipos dos outros grupos.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
- Orientar os alunos durante todas as etapas da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre eles.
- Avaliar os protótipos criados pelos grupos e dar feedback construtivo.
- Concluir a aula, reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Império Inca e suas conquistas.
- Criar um esboço de como eles imaginam que o Império Inca se expandiu e conquistou novos territórios.
- Discutir em grupo qual é a melhor ideia para representar as conquistas do Império Inca.
- Criar um protótipo de sua ideia escolhida.
- Avaliar os protótipos dos outros grupos e dar feedback construtivo.