Aula sobre Imperio Inca E Suas Conquistas
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O Império Inca foi um dos maiores impérios da América do Sul, que se estendeu por mais de 4.000 km, desde o Equador até o Chile. Os incas foram uma civilização avançada, com uma economia baseada na agricultura, mineração e comércio. Eles também eram conhecidos por sua arquitetura impressionante, como Machu Picchu. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Império Inca e suas conquistas, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Eles irão criar um mapa de empatia para entender melhor como os incas pensavam, sentiam, falavam e faziam, e como isso influenciou suas conquistas. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
Etapa 1 - Introdução
Faça a introdução do tema e explique o objetivo da aula. Você pode utilizar imagens, mapas e vídeos para contextualizar o Império Inca e suas conquistas, no item dicas você encontrará algumas sugestões de materiais.Etapa 2 - Mapa de Empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor como os incas pensavam, sentiam, falavam e faziam. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Você pode fornecer exemplos para ajudar os alunos a entenderem melhor o que é um mapa de empatia.Etapa 3 - Discussão em Grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.Forneça perguntas para orientar a discussão, como "O que vocês acham que motivou os incas a conquistarem novos territórios?" ou "Como a cultura dos incas influenciou suas conquistas?".Etapa 4 - Apresentação dos Subtópicos
Apresente os subtópicos da aula, como "Economia do Império Inca", "Arquitetura Inca" e "Sistema de Governo Inca". Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar cada subtópico, no item dicas você encontrará algumas sugestões de materiais.Etapa 5 - Pesquisa em Grupo
Os alunos irão se dividir em grupos e pesquisar sobre um dos subtópicos apresentados pelo professor. Eles devem coletar informações e imagens para apresentar ao restante da turma.Etapa 6 - Apresentação dos Grupos
Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para o restante da turma. Você pode fornecer um roteiro para orientar a apresentação, como "O que é o subtópico?", "Quais foram as principais conquistas dos incas nessa área?" e "Como isso influenciou o Império Inca?".Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o Império Inca e outras civilizações antigas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia e na pesquisa em grupo.
- Promover a reflexão crítica sobre a cultura e as conquistas dos incas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das informações coletadas no mapa de empatia e na pesquisa em grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação dos grupos.
- Reflexão crítica sobre a cultura e as conquistas dos incas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar o objetivo da aula.
- Fornecer exemplos e orientações para a criação do mapa de empatia.
- Apresentar os subtópicos da aula e fornecer orientações para a pesquisa em grupo.
- Orientar a discussão em grupo e a apresentação dos grupos.
- Concluir a aula, reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Pesquisar sobre um dos subtópicos apresentados pelo professor.
- Apresentar as informações coletadas em grupo.
- Refletir criticamente sobre a cultura e as conquistas dos incas.