Aula sobre Imperio Inca E Suas Conquistas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O Império Inca foi um dos maiores impérios da América do Sul, que se estendeu por mais de 4.000 km, desde o Equador até o Chile. Os incas foram uma civilização avançada, com uma economia baseada na agricultura, mineração e comércio. Eles construíram uma rede de estradas, pontes e aquedutos que ainda são admirados hoje em dia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Império Inca e suas conquistas, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Eles irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do Império Inca na história da América do Sul. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema relacionado ao Império Inca para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, um grupo pode escolher o tema "Agricultura no Império Inca" e identificar o problema da falta de água para irrigação e explicar de que forma a solução para o problema foi pensado no Império Inca. Outros problemas que você pode sugerir são: "Economia do Império Inca", "Sistema de Governo Inca" e “Estratégia Militar da Expansão Inca”

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar pesquisas, explicando o tema escolhido e sobre como contexto definia os problemas e funcionamentos de cada tema, por exemplo, sobre a economia é possível relacionar o uso do Quipu em razão da necessidade de controlar a produção e o pagamento de impostos. Eles podem utilizar livros, sites, vídeos e outros recursos para obter informações.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções pensadas no contexto do Império Inca. Eles podem discutir em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos irão comparar as informações obtidas em suas pesquisas sobre o tema. Eles podem utilizar gráficos, tabelas e outros recursos para apresentar suas conclusões.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos irão apresentar o tema com as informações sobre as soluções colocadas em prática no contexto do Império Inca e propor outras soluções que poderiam ter sido tomadas para o problema identificado, considerando as informações coletadas e a análise do contexto. Eles podem apresentar suas soluções para a turma.

  7. Etapa 7 - Criação do infográfico

    Cada grupo irá criar um infográfico que apresente as informações coletadas, a análise do contexto, as conclusões e as soluções propostas. O infográfico deve ser criado em um template previamente definido pelo professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar "império" no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado ao tema escolhido.
  • Coleta de informações relevantes e análise crítica do contexto.
  • Comparação das informações obtidas com dados oficiais.
  • Proposta de soluções coerentes com as informações coletadas e a análise do contexto.
  • Criação de um infográfico claro e bem estruturado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do Império Inca na história da América do Sul.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha do tema.
  • Orientar os alunos na realização das pesquisas e entrevistas.
  • Estimular a análise crítica das informações coletadas e a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações.
  • Analisar o contexto do problema identificado.
  • Comparar as informações obtidas com dados oficiais.
  • Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico claro e bem estruturado.