Aula sobre Imperio Inca E Suas Conquistas
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O Império Inca foi um dos maiores impérios da América do Sul, que se estendeu por mais de 4.000 km, desde o Equador até o Chile. Os incas foram uma civilização avançada, com uma economia baseada na agricultura, mineração e comércio. Eles construíram uma rede de estradas, pontes e aquedutos que ainda são admirados hoje em dia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Império Inca e suas conquistas, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Eles irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do Império Inca na história da América do Sul. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema relacionado ao Império Inca para trabalhar.Etapa 2 - Identificação do problema
Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, um grupo pode escolher o tema "Agricultura no Império Inca" e identificar o problema da falta de água para irrigação e explicar de que forma a solução para o problema foi pensado no Império Inca. Outros problemas que você pode sugerir são: "Economia do Império Inca", "Sistema de Governo Inca" e “Estratégia Militar da Expansão Inca”Etapa 3 - Levantamento de dados
Os grupos irão realizar pesquisas, explicando o tema escolhido e sobre como contexto definia os problemas e funcionamentos de cada tema, por exemplo, sobre a economia é possível relacionar o uso do Quipu em razão da necessidade de controlar a produção e o pagamento de impostos. Eles podem utilizar livros, sites, vídeos e outros recursos para obter informações.Etapa 4 - Análise do contexto
Os grupos irão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções pensadas no contexto do Império Inca. Eles podem discutir em grupo e apresentar suas ideias para a turma.Etapa 5 - Comparação
Os grupos irão comparar as informações obtidas em suas pesquisas sobre o tema. Eles podem utilizar gráficos, tabelas e outros recursos para apresentar suas conclusões.Etapa 6 - Soluções
Os grupos irão apresentar o tema com as informações sobre as soluções colocadas em prática no contexto do Império Inca e propor outras soluções que poderiam ter sido tomadas para o problema identificado, considerando as informações coletadas e a análise do contexto. Eles podem apresentar suas soluções para a turma.Etapa 7 - Criação do infográfico
Cada grupo irá criar um infográfico que apresente as informações coletadas, a análise do contexto, as conclusões e as soluções propostas. O infográfico deve ser criado em um template previamente definido pelo professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar "império" no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.
Critérios de avaliação
- Identificação clara do problema relacionado ao tema escolhido.
- Coleta de informações relevantes e análise crítica do contexto.
- Comparação das informações obtidas com dados oficiais.
- Proposta de soluções coerentes com as informações coletadas e a análise do contexto.
- Criação de um infográfico claro e bem estruturado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do Império Inca na história da América do Sul.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha do tema.
- Orientar os alunos na realização das pesquisas e entrevistas.
- Estimular a análise crítica das informações coletadas e a discussão em grupo.
- Orientar os alunos na criação do infográfico.
Ações do aluno
- Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
- Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações.
- Analisar o contexto do problema identificado.
- Comparar as informações obtidas com dados oficiais.
- Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico claro e bem estruturado.