Aula sobre Imperio Inca E Suas Conquistas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o Império Inca e suas conquistas. Você pode usar imagens e mapas para ajudar a contextualizar o tema.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em três grupos e explique que cada grupo será direcionado para uma estação e depois rotarão entre elas.Etapa 3 -
Estação 1 - Organização Social e PolíticaNesta estação, os alunos irão explorar a organização social e política do Império Inca. Eles podem criar um diagrama ou mapa mental para ilustrar a hierarquia social e política dos incas.
Estação 2 - Conquistas Militares
Na segunda estação, os alunos irão explorar as conquistas militares do Império Inca. Eles podem criar um mapa para ilustrar as rotas de conquista dos incas e discutir as estratégias militares utilizadas pelos incas.
Estação 3 - Arquitetura e Arte
Na terceira estação, os alunos irão explorar a arquitetura e a arte do Império Inca. Eles podem criar uma maquete de uma construção inca ou desenhar uma obra de arte inca.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos retornarão à sala de aula e terão uma discussão em grupo sobre o que aprenderam nas estações. Você pode fazer perguntas para estimular a discussão e a reflexão.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a compartilhar o que aprenderam com seus colegas e familiares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo.
- Estimular a reflexão crítica sobre as diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com seus colegas.
- Compreensão do tema e capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em diferentes contextos.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e opiniões.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em equipe e colaborar com seus colegas.
- Compartilhar suas ideias e opiniões durante as discussões em grupo.