Aula sobre Imperio Inca E Suas Conquistas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Império Inca foi um dos maiores impérios da América do Sul, que se estendeu por mais de 4.000 km ao longo da Cordilheira dos Andes. Os incas foram uma civilização avançada que desenvolveu técnicas agrícolas, arquitetura, arte e religião. Eles também foram conhecidos por suas conquistas militares e pela organização social e política. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o Império Inca e suas conquistas por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e terão a oportunidade de explorar diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o Império Inca e suas conquistas. Você pode usar imagens e mapas para ajudar a contextualizar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em três grupos e explique que cada grupo será direcionado para uma estação e depois rotarão entre elas.

  3. Etapa 3 -

    Estação 1 - Organização Social e Política

    Nesta estação, os alunos irão explorar a organização social e política do Império Inca. Eles podem criar um diagrama ou mapa mental para ilustrar a hierarquia social e política dos incas.

    Estação 2 - Conquistas Militares

    Na segunda estação, os alunos irão explorar as conquistas militares do Império Inca. Eles podem criar um mapa para ilustrar as rotas de conquista dos incas e discutir as estratégias militares utilizadas pelos incas.

    Estação 3 - Arquitetura e Arte

    Na terceira estação, os alunos irão explorar a arquitetura e a arte do Império Inca. Eles podem criar uma maquete de uma construção inca ou desenhar uma obra de arte inca.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos retornarão à sala de aula e terão uma discussão em grupo sobre o que aprenderam nas estações. Você pode fazer perguntas para estimular a discussão e a reflexão.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a compartilhar o que aprenderam com seus colegas e familiares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com seus colegas.
  • Compreensão do tema e capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em diferentes contextos.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e opiniões.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com seus colegas.
  • Compartilhar suas ideias e opiniões durante as discussões em grupo.