Aula sobre Imperio Inca E Suas Conquistas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Império Inca foi um dos maiores impérios da América do Sul, que se estendeu por mais de 4.000 km ao longo da Cordilheira dos Andes. Os incas foram uma civilização avançada que desenvolveu técnicas agrícolas, arquitetura, arte e religião. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre as conquistas do Império Inca e como eles conseguiram manter seu poder por tanto tempo. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e faça uma breve contextualização sobre o Império Inca. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre as conquistas do Império Inca. Você pode utilizar o vídeo "Os Incas - A Civilização do Sol" disponível no YouTube, ou o material indicado no item _Dicas_.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre as conquistas do Império Inca. Cada grupo deverá escolher uma conquista e apresentá-la para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles deverão utilizar esse template para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará sua conquista e os demais alunos farão perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilharão suas opiniões com a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e incentive os alunos a pesquisarem mais sobre o Império Inca.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar "império" no mundo antigo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação da conquista escolhida pelo grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fazer uma breve contextualização.
  • Selecionar e apresentar o vídeo sobre as conquistas do Império Inca.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na discussão e apresentação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar a conquista escolhida pelo grupo.