Aula sobre Importancia Da Exploracao Espacial

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A exploração espacial é um tema fascinante que pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano, como em filmes, livros, notícias e até mesmo em conversas informais. Nesta aula, os alunos serão desafiados a entender a importância da exploração espacial para a sobrevivência humana e como ela pode ser viável em um futuro próximo. A metodologia utilizada será o Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma breve introdução sobre a importância da exploração espacial para a sobrevivência humana. Em seguida, divida a turma em grupos e peça para pesquisarem sobre as condições necessárias à vida, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os grupos devem criar um esboço do modelo de design sprint, definindo as 5 etapas que serão utilizadas na atividade. Cada etapa deve ser descrita em detalhes e conter exemplos práticos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentam seus esboços para a turma e discutem qual modelo de modelo seria mais adequado para desenvolver o tema. Em seguida, os alunos escolhem qual modelo utilizarão na atividade.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos iniciam a criação do modelo de design sprint, seguindo as etapas definidas na atividade. Os alunos devem utilizar materiais disponíveis em sala de aula para criar um protótipo do modelo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam seus modelos para a turma e discutem as vantagens e desvantagens de cada modelo. Em seguida, os alunos escolhem qual modelo utilizarão na próxima aula para desenvolver o tema.

  6. Etapa 6 - Desenvolver o tema

    Com o modelo definido, os grupos devem desenvolver o tema e seus subtópicos utilizando a metodologia do Design Sprint. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis em sala de aula para criar um produto final que será apresentado na próxima aula.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos apresentam seus produtos finais para a turma e discutem as conclusões obtidas na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do produto final apresentado pelos grupos.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as condições necessárias à vida, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
  • Estimular a discussão e a troca de ideias entre os grupos.
  • Fornecer feedback aos alunos durante o desenvolvimento da atividade.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre as condições necessárias à vida, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
  • Colaborar com os demais membros do grupo na criação do template de design sprint.
  • Desenvolver o tema e seus subtópicos utilizando a metodologia do Design Sprint.