Aula sobre Importancia Da Exploracao Espacial
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A exploração espacial é um tema fascinante que pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano, como em filmes, livros, notícias e até mesmo em conversas informais. Nesta aula, os alunos serão desafiados a entender a importância da exploração espacial para a sobrevivência humana e como ela pode ser viável em um futuro próximo. A metodologia utilizada será o Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula com uma breve introdução sobre a importância da exploração espacial para a sobrevivência humana. Em seguida, divida a turma em grupos e peça para pesquisarem sobre as condições necessárias à vida, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.Etapa 2 - Esboçar
Os grupos devem criar um esboço do modelo de design sprint, definindo as 5 etapas que serão utilizadas na atividade. Cada etapa deve ser descrita em detalhes e conter exemplos práticos sobre o tema.Etapa 3 - Decidir
Os grupos apresentam seus esboços para a turma e discutem qual modelo de modelo seria mais adequado para desenvolver o tema. Em seguida, os alunos escolhem qual modelo utilizarão na atividade.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos iniciam a criação do modelo de design sprint, seguindo as etapas definidas na atividade. Os alunos devem utilizar materiais disponíveis em sala de aula para criar um protótipo do modelo.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentam seus modelos para a turma e discutem as vantagens e desvantagens de cada modelo. Em seguida, os alunos escolhem qual modelo utilizarão na próxima aula para desenvolver o tema.Etapa 6 - Desenvolver o tema
Com o modelo definido, os grupos devem desenvolver o tema e seus subtópicos utilizando a metodologia do Design Sprint. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis em sala de aula para criar um produto final que será apresentado na próxima aula.Etapa 7 - Apresentação
Os grupos apresentam seus produtos finais para a turma e discutem as conclusões obtidas na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do produto final apresentado pelos grupos.
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos alunos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre as condições necessárias à vida, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
- Estimular a discussão e a troca de ideias entre os grupos.
- Fornecer feedback aos alunos durante o desenvolvimento da atividade.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre as condições necessárias à vida, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
- Colaborar com os demais membros do grupo na criação do template de design sprint.
- Desenvolver o tema e seus subtópicos utilizando a metodologia do Design Sprint.