Aula sobre Importancia Da Exploracao Espacial

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A exploração espacial é um tema que desperta o interesse e a curiosidade de muitas pessoas. Desde o início da história humana, o ser humano tem olhado para o céu e se perguntado sobre o que há além da Terra. A exploração espacial tem sido fundamental para entendermos nossa posição no universo e para desenvolvermos tecnologias que melhoram a nossa vida na Terra.

A metodologia utilizada será a Modelo de debate crítico, na qual os alunos serão divididos em quatro grupos (juízes, defesa, acusação e júri popular). A avaliação poderá ser por pares, considerando a opinião e nota dos demais grupos envolvidos.


  1. Etapa 1 - Organização da turma em grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Preparação dos grupos

    Cada grupo deve preparar seus argumentos e pesquisas sobre a importância da exploração espacial. O grupo defensor deve argumentar a favor da exploração espacial, o grupo opositor deve argumentar contra a exploração espacial e a banca julgadora deve avaliar os argumentos de ambos os lados.

  3. Etapa 3 - Debate

    O debate deve ser organizado pelo professor, que deve mediar as discussões e garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar seus argumentos.

  4. Etapa 4 - Avaliação dos argumentos

    A banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e escolher o vencedor do debate.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a escolha do vencedor, os grupos devem discutir em conjunto os argumentos apresentados e refletir sobre a importância da exploração espacial.

  6. Etapa 6 - Elaboração de conclusões

    Cada grupo deve elaborar uma conclusão sobre a importância da exploração espacial baseada nos argumentos apresentados durante o debate.

  7. Etapa 7 - Apresentação das conclusões

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma e o professor deve mediar uma discussão final sobre o tema.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Utilize a avaliação por pares, considerando a opinião e nota dos demais grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da exploração espacial.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Habilidade de argumentação e persuasão.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Mediar o debate e garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar seus argumentos.
  • Fornecer informações e orientações sobre o tema.
  • Avaliar a participação e colaboração dos alunos em grupo.

Ações do aluno

  • Preparar argumentos e pesquisas sobre a importância da exploração espacial.
  • Apresentar seus argumentos de forma clara e persuasiva.
  • Participar ativamente do debate e colaborar com seu grupo.