Aula sobre Importancia Da Vacinacao Na Saude Publica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A vacinação é um tema de extrema importância para a saúde pública. A partir dela, é possível prevenir doenças e até mesmo erradicá-las. No entanto, ainda existem muitas pessoas que não compreendem a importância da vacinação e, por isso, acabam deixando de se imunizar. Os alunos irão entender a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva, além de conhecer o papel histórico da vacinação na manutenção da saúde pública. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar explicando sobre a importância da vacinação para a saúde pública e apresentar exemplos de como a vacinação é aplicada no cotidiano dos estudantes, como a vacinação obrigatória para matrícula escolar.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Explicação da metodologia

    Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula. Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre a importância da vacinação na saúde pública.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os grupos devem criar o mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circular pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer dúvidas.

    Alguns exemplos que podem ser explorados a partir da temática:

    Nível 1 de profundidade:

    1.1 Benefícios da vacinação na saúde pública:

    1.1.1 Prevenção de doenças: Explique como as vacinas protegem as pessoas contra doenças graves, evitando sua eficácia na comunidade.

    1.1.2 Erradicação de doenças: Discuta exemplos de doenças que foram eliminadas ou quase erradicadas devido à vacinação em larga escala, como a varíola e a poliomielite.

    1.2 Proteção individual e coletiva:

    1.2.1 Imunidade de rebanho: Explique como a vacinação em massa pode levar à imunidade do rebanho, protegendo mesmo aqueles que não podem ser vacinados.

    1.2.2 Responsabilidade social: Enfatize a importância de se vacinar não apenas para proteger a si mesmo, mas também para proteger os grupos mais independentes da sociedade.

    Nível 2 de profundidade:

    2.1 Efeitos colaterais e segurança das vacinas:

    2.1.1 Reações adversas: Aborde os possíveis efeitos colaterais das vacinas, explicando que geralmente são leves e raros em comparação com os benefícios.

    2.1.2 Testes e aprovação: Discuta o processo rigoroso pelo qual as vacinas passam antes de serem aprovadas para uso público, destacando a importância da segurança.

    2.2 Vacinação como medida de prevenção de doenças:

    2.2.1 Prevenção de epidemias: Explique como a vacinação em massa pode evitar a prevenção de doenças contagiosas e evitar surtos e epidemias.

    2.2.2 Vacinas e imunização: Apresente conceitos básicos sobre como as vacinas funcionam, estimulando o sistema imunológico a produzir defesas contra determinadas doenças.

    Essas sub- ideias e seus subtópicos fornecem uma estrutura básica para desenvolver o tema da importância da vacinação na saúde pública. Você pode explorar cada tópico com exemplos relevantes, gráficos ou imagens para tornar a apresentação mais envolvente e informativa para alunos. Lembre-se de adaptar o conteúdo a idade e ao nível de compreensão dos alunos.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias escolhidas. Você deve incentivar a participação de todos os alunos na apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os grupos devem discutir sobre as ideias apresentadas pelos colegas e complementar o próprio mapa conceitual com as novas informações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerrar a aula reforçando a importância da vacinação para a saúde pública e destacando a relevância da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover o aprendizado de forma colaborativa e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Argumentação clara e fundamentada sobre a importância da vacinação na saúde pública.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a importância da vacinação para a saúde pública.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a argumentação dos alunos.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer dúvidas.
  • Encerrar a aula reforçando a importância da vacinação para a saúde pública.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Argumentar de forma clara e fundamentada sobre a importância da vacinação na saúde pública.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.