Aula sobre Importancia Da Vacinacao Na Saude Publica
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Etapa 1 - Introdução
Iniciar explicando sobre a importância da vacinação para a saúde pública e apresentar exemplos de como a vacinação é aplicada no cotidiano dos estudantes, como a vacinação obrigatória para matrícula escolar.Etapa 2 - Divisão dos grupos
dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Explicação da metodologia
Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula. Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre a importância da vacinação na saúde pública.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Os grupos devem criar o mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circular pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer dúvidas.Alguns exemplos que podem ser explorados a partir da temática:
Nível 1 de profundidade:
1.1 Benefícios da vacinação na saúde pública:
1.1.1 Prevenção de doenças: Explique como as vacinas protegem as pessoas contra doenças graves, evitando sua eficácia na comunidade.
1.1.2 Erradicação de doenças: Discuta exemplos de doenças que foram eliminadas ou quase erradicadas devido à vacinação em larga escala, como a varíola e a poliomielite.
1.2 Proteção individual e coletiva:
1.2.1 Imunidade de rebanho: Explique como a vacinação em massa pode levar à imunidade do rebanho, protegendo mesmo aqueles que não podem ser vacinados.
1.2.2 Responsabilidade social: Enfatize a importância de se vacinar não apenas para proteger a si mesmo, mas também para proteger os grupos mais independentes da sociedade.
Nível 2 de profundidade:
2.1 Efeitos colaterais e segurança das vacinas:
2.1.1 Reações adversas: Aborde os possíveis efeitos colaterais das vacinas, explicando que geralmente são leves e raros em comparação com os benefícios.
2.1.2 Testes e aprovação: Discuta o processo rigoroso pelo qual as vacinas passam antes de serem aprovadas para uso público, destacando a importância da segurança.
2.2 Vacinação como medida de prevenção de doenças:
2.2.1 Prevenção de epidemias: Explique como a vacinação em massa pode evitar a prevenção de doenças contagiosas e evitar surtos e epidemias.
2.2.2 Vacinas e imunização: Apresente conceitos básicos sobre como as vacinas funcionam, estimulando o sistema imunológico a produzir defesas contra determinadas doenças.
Essas sub- ideias e seus subtópicos fornecem uma estrutura básica para desenvolver o tema da importância da vacinação na saúde pública. Você pode explorar cada tópico com exemplos relevantes, gráficos ou imagens para tornar a apresentação mais envolvente e informativa para alunos. Lembre-se de adaptar o conteúdo a idade e ao nível de compreensão dos alunos.
Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias escolhidas. Você deve incentivar a participação de todos os alunos na apresentação.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os grupos devem discutir sobre as ideias apresentadas pelos colegas e complementar o próprio mapa conceitual com as novas informações.Etapa 7 - Conclusão
Encerrar a aula reforçando a importância da vacinação para a saúde pública e destacando a relevância da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para o aprendizado dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover o aprendizado de forma colaborativa e participativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Argumentação clara e fundamentada sobre a importância da vacinação na saúde pública.
- Trabalho em equipe e colaboração.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva a importância da vacinação para a saúde pública.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a argumentação dos alunos.
- Circular pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer dúvidas.
- Encerrar a aula reforçando a importância da vacinação para a saúde pública.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
- Argumentar de forma clara e fundamentada sobre a importância da vacinação na saúde pública.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.