Aula sobre Importancia Da Vacinacao Na Saude Publica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças e proteção da saúde pública. Com a pandemia de COVID-19, a importância da vacinação se tornou ainda mais evidente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da vacinação na saúde pública, como a vacina atua no organismo e qual é o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema da aula, explicando o que é vacinação e por que é importante. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo curto sobre a história da vacinação.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido nos campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher o mapa com informações sobre as consequências para pessoas que se vacinam ou que são anti-vacina.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia, identificando padrões e tendências. Ajude-os a fazer conexões entre as informações e o tema da aula.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a classe. Incentive a discussão e o debate entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Atividade

    Forneça gráficos acerca de doenças que incidem sobre vacinados e não vacinados. Peça para que os grupos de alunos anotem suas conclusões.

  6. Etapa 6 - Argumentação

    Os alunos irão argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública com base nas informações coletadas, no mapa de empatia e nos exemplos práticos e didáticos apresentados pelo professor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da vacinação na saúde pública, reforçando os principais pontos abordados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos
  • Promover a compreensão sobre a importância da vacinação na saúde pública
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de entender como a vacina atua no organismo
  • Reforçar a importância da ciência e da tecnologia na sociedade

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia
  • Qualidade da argumentação apresentada pelos alunos
  • Capacidade dos alunos de relacionar as informações coletadas no mapa de empatia com o tema da aula
  • Compreensão dos alunos sobre como a vacina atua no organismo
  • Participação ativa dos alunos na atividade prática

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a entender melhor o tema da aula
  • Estimular a discussão e o debate entre os alunos
  • Incentivar a criatividade e a empatia dos alunos
  • Reforçar a importância da ciência e da tecnologia na sociedade
  • Avaliar a participação dos alunos e dar feedbacks construtivos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia
  • Contribuir para a discussão e o debate em grupo
  • Participar da atividade prática
  • Argumentar sobre a importância da vacinação na saúde pública
  • Dar feedbacks construtivos sobre a aula e a metodologia utilizada