Aula sobre Importancia Da Vacinacao Na Saude Publica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A vacinação é um tema muito importante para a saúde pública e individual. Com ela, é possível prevenir doenças e proteger a população de epidemias. É importante que os estudantes compreendam a importância da vacinação, como ela funciona no organismo e qual é o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde coletiva e individual.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explicar a história da vacinação. Utilize exemplos de doenças que foram erradicadas por meio da vacinação, bem como citar a revolta da vacina.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos: opositor, defensor, observação e banca julgadora.

    O primeiro defenderá que a vacinação não deve ser obrigatória e se baseará em efeitos colaterais, enquanto o segundo defenderá os benefícios da vacina e sua obrigatoriedade.

    O grupo de observação anotará os argumentos que achar relevantes para ajudar a banca julgadora/mediadora no veredito.

    Deverão também pesquisar previamente perspectivas de ambos os lados e criar um template de avaliação, para julgarem sem viés.


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema escolhido e preparar argumentos para o debate.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    O grupo observador e banca julgadora devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios para avaliar o desempenho dos grupos no debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e debater com os demais grupos. Ajude a banca julgadora a mediar a discussão e estimular a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Apresentação do template e autoavaliação

    Cada grupo deve apresentar seu template e os alunos devem se autoavaliar, verificando em que critérios eles se destacaram e em quais precisam melhorar.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o debate e reforçar a importância da vacinação para a saúde pública e individual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Compreender a importância da vacinação para a saúde pública e individual.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Organização das ideias.
  • Clareza na apresentação.
  • Uso adequado do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e mediar o debate.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer a conclusão sobre o debate e reforçar a importância da vacinação.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema escolhido.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Criar o template de avaliação por rubrica.
  • Avaliar a si mesmo e aos colegas de acordo com o template criado.