Aula sobre Importancia Da Vacinacao Na Saude Publica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A vacinação é um tema muito importante para a saúde pública e individual. Com ela, é possível prevenir doenças e proteger a população de epidemias. É importante que os estudantes compreendam a importância da vacinação, como ela funciona no organismo e qual é o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde coletiva e individual.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explicar a história da vacinação. Utilize exemplos de doenças que foram erradicadas por meio da vacinação, bem como citar a revolta da vacina.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos: opositor, defensor, observação e banca julgadora.O primeiro defenderá que a vacinação não deve ser obrigatória e se baseará em efeitos colaterais, enquanto o segundo defenderá os benefícios da vacina e sua obrigatoriedade.
O grupo de observação anotará os argumentos que achar relevantes para ajudar a banca julgadora/mediadora no veredito.
Deverão também pesquisar previamente perspectivas de ambos os lados e criar um template de avaliação, para julgarem sem viés.
Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre o tema escolhido e preparar argumentos para o debate.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
O grupo observador e banca julgadora devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios para avaliar o desempenho dos grupos no debate.Etapa 5 - Debate
Os grupos devem apresentar seus argumentos e debater com os demais grupos. Ajude a banca julgadora a mediar a discussão e estimular a participação de todos.Etapa 6 - Apresentação do template e autoavaliação
Cada grupo deve apresentar seu template e os alunos devem se autoavaliar, verificando em que critérios eles se destacaram e em quais precisam melhorar.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o debate e reforçar a importância da vacinação para a saúde pública e individual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Compreender a importância da vacinação para a saúde pública e individual.
Critérios de avaliação
- Participação no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Organização das ideias.
- Clareza na apresentação.
- Uso adequado do template de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e mediar o debate.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer a conclusão sobre o debate e reforçar a importância da vacinação.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtema escolhido.
- Preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate.
- Criar o template de avaliação por rubrica.
- Avaliar a si mesmo e aos colegas de acordo com o template criado.