Aula sobre Importancia Da Vacinacao Na Saude Publica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplo prático: Exemplos de doenças que foram erradicadas ou controladas através da vacinação, como a poliomielite e o sarampo.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explicar a importância da vacinação na saúde pública. Ele pode utilizar exemplos práticos e históricos para tornar a apresentação mais interessante.Etapa 2 - Organização dos grupos
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 3 - Estação 1 - Como a vacina atua no organismo humano
Nesta estação, os alunos irão aprender como surgiu e o mecanismo de atuação da vacina no organismo humano e como ela é capaz de prevenir doenças. Utilize vídeos, imagens e textos para explicar o assunto.Sugestões de vídeo:
[Vídeo da Fiocruz explica como a vacina atua no corpo humano](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?time_continue%3D29%26v%3DXyEb9D0uVOM%26embeds_referring_euri%3Dhttps%253A%252F%252Fwww.google.com%252Fsearch%253Fq%253Dvideo%252Batua%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o%252Bvacina%2526rlz%253D1C1PRFC_enBR629BR629%2526oq%253Dvideo%252Batua%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o%252Bvacina%2526aqs%253Dch%26source_ve_path%3DMjM4NTE%26feature%3Demb_title&sa=D&source=editors&ust=1688495502956779&usg=AOvVaw1xeVKbAqusqVT3mWKxXkmu)
[De onde vieram as vacinas? \[Questão de Saúde - Ep. 1\]](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DYJWANnbZeHo%26ab_channel%3DCONASEMS&sa=D&source=editors&ust=1688495502957227&usg=AOvVaw3SMCXY2MuAnqCBOHpPDezP)
Etapa 4 - Estação 2 - O papel histórico da vacinação na saúde pública
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre o papel histórico da vacinação na saúde pública. Utilize imagens e textos para explicar como a vacinação foi importante na erradicação de diversas doenças no mundo.Etapa 5 - Estação 3 - Argumentos a favor da vacinação
Nesta estação, os alunos irão aprender a argumentar a favor da vacinação. Utilize exemplos práticos e situações hipotéticas para que os alunos possam desenvolver argumentos convincentes.Ler a partir do tópico Brasil, a história dos movimentos antivacina.
[https://www.bbc.com/portuguese/geral-59867755](https://www.google.com/url?q=https://www.bbc.com/portuguese/geral-59867755&sa=D&source=editors&ust=1688495502958095&usg=AOvVaw1wqRIUwgpCWlS-I5AWkZm3)
Etapa 6 - Debate em sala de aula
Após as atividades nas estações, os alunos irão se reunir em sala de aula para um debate sobre a importância da vacinação na saúde pública. Medie o debate e incentivar a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da vacinação na saúde pública e incentivando os alunos a se vacinarem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação na saúde pública.
- Estimular a participação dos alunos na construção do conhecimento.
- Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e interativa.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades propostas.
- Habilidade dos alunos em argumentar sobre a importância da vacinação na saúde pública.
- Envolvimento dos alunos no debate em sala de aula.
- Compreensão dos conceitos abordados na aula.
- Respeito e cooperação entre os alunos durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Dividir a turma em grupos e explicar as atividades de cada estação.
- Mediar o debate em sala de aula e incentivar a participação dos alunos.
- Estimular a cooperação e o respeito entre os alunos durante as atividades em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Desenvolver argumentos convincentes sobre a importância da vacinação na saúde pública.
- Respeitar e cooperar com os colegas durante as atividades em grupo.
- Participar do debate em sala de aula e contribuir para a construção do conhecimento.
- Demonstrar compreensão dos conceitos abordados na aula.