Aula sobre Importancia Dos Solos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os solos são fundamentais para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra. Eles são responsáveis por fornecer nutrientes para as plantas, que são a base da cadeia alimentar, além de serem importantes para a absorção e armazenamento de água. Os solos também são importantes para a agricultura, silvicultura e para a construção de infraestrutura, como estradas e edifícios. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dos solos e como eles são influenciados por fatores como o clima, relevo e vegetação. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula, explicando a importância dos solos e como eles estão relacionados com o clima, relevo e vegetação. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Explorando o tema

    A turma deverá ser dividida em grupos de 4 alunos e cada grupo receberá uma folha de papel A4 dividida em 8 partes. Cada parte será dedicada a um subtópico relacionado ao tema, como:tipos de solo, formação dos solos, importância dos solos para a agricultura, entre outros. Os alunos deverão pesquisar sobre o subtópico e criar um texto e uma ilustração para cada parte da fanzine.

  3. Etapa 3 - Montagem da fanzine

    Os alunos irão montar a fanzine, colando as partes em ordem e adicionando títulos e legendas. Auxilie na montagem e revisão do conteúdo.

  4. Etapa 4 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando o conteúdo e respondendo a possíveis dúvidas dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes informações apresentadas nas fanzines e como elas estão relacionadas. Medie a discussão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância dos solos e como eles são influenciados por fatores como o clima, relevo e vegetação.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Promova uma autoavaliação com a turma, estimulando os alunos a relatar sobre o que aprenderam, a partir da metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação da fanzine.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos ao discutir e avaliar diferentes informações apresentadas nas fanzines.
  • Estimular a escrita e a ilustração como formas de expressão e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das informações apresentadas na fanzine.
  • Criatividade e originalidade na criação da fanzine.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • Capacidade de síntese e comunicação ao apresentar a fanzine para a turma.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos relacionados ao tema.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia ativa a ser utilizada.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e revisão do conteúdo.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
  • Concluir a aula reforçando os principais conceitos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e criar conteúdo para a fanzine.
  • Colaborar com os colegas na montagem da fanzine.
  • Apresentar a fanzine para a turma e responder a dúvidas.
  • Participar da discussão em grupo e avaliar as diferentes informações apresentadas.
  • Responder a uma questão escrita sobre o tema.