Aula sobre Importancia Dos Solos
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O solo é um recurso natural essencial para a vida na Terra. É a base para a produção de alimentos, a construção de estradas e edifícios, e é um importante depósito de água e nutrientes. Nesta aula, vamos explorar a importância dos solos e como eles são formados, relacionando os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a colaboração dos alunos. Ao final da aula, os alunos terão criado um mapa de empatia para entender melhor as características dos solos e sua influência na vida humana.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Importância dos solos" e explique como ele está relacionado à geografia e à vida humana. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre como o solo é utilizado no cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos deverão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam as características dos solos e como eles afetam a vida humana.Etapa 3 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos e informe-os que irão trabalhar juntos na criação de um projeto sobre a importância dos solos.Etapa 4 - Definição do projeto
Cada grupo irá definir um projeto que aborde a importância dos solos. O projeto pode ser uma apresentação, um vídeo, uma maquete ou qualquer outra forma que os alunos acharem adequada.Etapa 5 - Desenvolvimento do projeto
Os grupos irão trabalhar juntos para desenvolver o projeto escolhido. Auxilie os alunos e forneça orientações quando necessário.Etapa 6 - Apresentação dos projetos
Cada grupo irá apresentar o projeto desenvolvido para a turma. Os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas ideias e aprender com os projetos dos colegas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como os alunos podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e organizada.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Qualidade e criatividade do projeto desenvolvido pelos alunos.
- Clareza e organização da apresentação do projeto.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Dividir os alunos em grupos e fornecer orientações quando necessário.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender melhor as características dos solos.
- Trabalhar em grupo para desenvolver um projeto sobre a importância dos solos.
- Apresentar o projeto desenvolvido para a turma e compartilhar ideias com os colegas.