Aula sobre Importancia Dos Solos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O solo é um recurso natural fundamental para a vida na Terra. É a partir dele que se obtém a maioria dos alimentos que consumimos. Além disso, o solo é responsável por manter a biodiversidade e a qualidade do ar e da água. Nesta aula, vamos estudar a importância dos solos e como eles se relacionam com o clima, o relevo e as formações vegetais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos serão divididos em grupos e deverão identificar um problema relacionado ao tema, realizar pesquisas e entrevistas, analisar o contexto, comparar dados e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão em grupos

    Apresente o tema e explique como a metodologia Estudo de Caso que será trabalhada na aula. Em seguida, divida a turma em grupos e peça para cada grupo escolher um tema relacionado à importância dos solos para desenvolver o estudo de caso.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir qual será o problema a ser estudado. Para isso, os alunos devem pesquisar e discutir sobre as principais ameaças aos solos, como a erosão, a contaminação por agrotóxicos, o desmatamento, entre outros.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos devem realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados e informações sobre o problema escolhido. É importante que os alunos consultem fontes confiáveis e diversificadas, como livros, artigos científicos, sites especializados e especialistas no assunto.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os alunos devem analisar o contexto do problema identificado. Eles devem discutir as causas do problema, suas consequências e possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos devem comparar os dados obtidos com dados oficiais, como estatísticas e relatórios governamentais. Eles devem identificar semelhanças e diferenças entre as informações coletadas e as oficiais.

  6. Etapa 6 - Proposta de soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os alunos devem propor soluções para o problema identificado. Eles devem pensar em ações concretas que possam contribuir para a preservação dos solos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve preparar um infográfico contendo as informações coletadas e as soluções propostas. Os infográficos devem ser apresentados para a turma e discutidos em conjunto.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem esses conhecimentos em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar diferentes fatores que influenciam na formação dos solos.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação dos solos para a vida na Terra.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas do Estudo de Caso.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos alunos.
  • Coerência e consistência da análise do contexto e das soluções propostas pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na apresentação dos infográficos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema a ser estudado.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante as etapas do Estudo de Caso.
  • Promover a discussão e a reflexão sobre a importância dos solos para a vida na Terra.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas do Estudo de Caso.
  • Realizar pesquisas e entrevistas de forma crítica e consciente.
  • Analisar o contexto do problema identificado e propor soluções concretas.
  • Preparar e apresentar os infográficos de forma criativa e clara.