Aula sobre Importancia Dos Solos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O solo é um recurso natural fundamental para a nossa sobrevivência. Ele é a base para o crescimento das plantas, que são a fonte de alimento para os animais e para nós seres humanos. Além disso, o solo é um importante filtro para a água, ajudando a manter a qualidade dos rios e lagos. Nesta aula, vamos explorar a importância dos solos, como eles se formam e como são classificados. Para isso, iremos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, que irá permitir que vocês, alunos, participem ativamente da construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a importância dos solos e sua relaçãocom outros elementos do meio ambiente.

  2. Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Formação dos solos

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a formação dos solos e responder a um questionário sobre o conteúdo apresentado. Em seguida, deverão realizar uma atividade prática, na qual irão simular a formação dos solos utilizando diferentes tipos de rochas e materiais.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Classificação dos solos

    Nesta estação, os alunos irão realizar uma atividade em que deverão classificar diferentes tipos de solos de acordo com suas características, como textura, cor, presença de matéria orgânica, entre outros. Em seguida, irão discutir em grupo as diferenças entre os diferentes tipos de solos e como isso afeta a sua utilização.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Relação entre solos, clima e vegetação

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a relação entre solos, clima e vegetação e responder a um questionário sobre o conteúdo apresentado. Em seguida, deverão realizar uma atividade prática em que irão relacionar diferentes tipos de solos com as formações vegetais presentes em cada região.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Concluindo a rotação, os alunos deverão se reunir em grupo e fazer uma síntese sobre o que aprenderam nas três estações. Destaque a importância do solo como um recurso natural fundamental para a nossa sobrevivência.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Reúna a turma novamente e promova uma discussão sobre o que foi aprendido nas estações e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos. Os alunos também irão avaliar a metodologia utilizada e sugerir melhorias para futuras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do conteúdo apresentado.
  • Capacidade de relacionar os diferentes aspectos abordados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos solos.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los nas atividades propostas.
  • Conduzir a discussão sobre o que foi aprendido nas estações e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Assistir aos vídeos e responder aos questionários propostos.
  • Trabalhar em grupo e discutir as diferenças entre os diferentes tipos de solos.