Aula sobre Importancia Dos Solos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A importância dos solos é um tema fundamental para a compreensão da relação entre o meio ambiente e a sociedade. Sem os solos, não seria possível produzir alimentos, construir moradias, extrair minérios, entre outras atividades essenciais para a vida humana. Nesta aula, vamos trabalhar a relação entre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, para entender como esses elementos estão interligados e como influenciam a vida no planeta. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve introdução sobre a importância dos solos e como eles estão relacionados com outros elementos do meio ambiente. Em seguida, apresente um vídeo ou imagem que ilustre essa relação. Por fim, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Para realizar em casa, disponibilize aos alunos um vídeo ou um texto sobre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Forneça o material e oriente os estudantes sobre o que eles devem observar durante a leitura ou visualização.Etapa 3 - Discussão em grupo
Em sala de aula, organize a turma em grupos de três ou quatro alunos e oriente-os a discutir sobre o material estudado. Forneça um roteiro de perguntas para auxiliar na discussão. Os alunos devem anotar as principais ideias discutidas.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize um modelo e oriente os estudantes sobre como preencher cada campo.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Os grupos devem apresentar seus templates para a turma. Avalie a qualidade dos trabalhos e oriente os estudantes a melhorá-los quando necessário.Etapa 6 - Discussão final
Promova uma discussão final sobre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, com base nas ideias apresentadas pelos alunos durante a atividade. Destaque os pontos mais relevantes e faça uma síntese do que foi discutido.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos devem preencher seus templates de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Recolha os templates e avalie o desempenho dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e refletir sobre suas próprias aprendizagens.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
- Qualidade dos templates de Dinâmica dos 3 Qs criados pelos alunos.
- Compreensão dos conceitos relacionados aos padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
Ações do professor
- Fornecer material de estudo prévio para os alunos.
- Orientar os alunos durante as discussões em grupo.
- Avaliar e orientar os alunos na criação dos templates de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Assistir ao material de estudo prévio fornecido pelo professor.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.