Aula sobre Importancia Dos Solos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A importância dos solos é um tema fundamental para a compreensão da relação entre o meio ambiente e a sociedade. Sem os solos, não seria possível produzir alimentos, construir moradias, extrair minérios, entre outras atividades essenciais para a vida humana. Nesta aula, vamos trabalhar a relação entre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, para entender como esses elementos estão interligados e como influenciam a vida no planeta. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve introdução sobre a importância dos solos e como eles estão relacionados com outros elementos do meio ambiente. Em seguida, apresente um vídeo ou imagem que ilustre essa relação. Por fim, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Para realizar em casa, disponibilize aos alunos um vídeo ou um texto sobre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Forneça o material e oriente os estudantes sobre o que eles devem observar durante a leitura ou visualização.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, organize a turma em grupos de três ou quatro alunos e oriente-os a discutir sobre o material estudado. Forneça um roteiro de perguntas para auxiliar na discussão. Os alunos devem anotar as principais ideias discutidas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize um modelo e oriente os estudantes sobre como preencher cada campo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os grupos devem apresentar seus templates para a turma. Avalie a qualidade dos trabalhos e oriente os estudantes a melhorá-los quando necessário.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Promova uma discussão final sobre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, com base nas ideias apresentadas pelos alunos durante a atividade. Destaque os pontos mais relevantes e faça uma síntese do que foi discutido.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem preencher seus templates de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Recolha os templates e avalie o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e refletir sobre suas próprias aprendizagens.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Qualidade dos templates de Dinâmica dos 3 Qs criados pelos alunos.
  • Compreensão dos conceitos relacionados aos padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

Ações do professor

  • Fornecer material de estudo prévio para os alunos.
  • Orientar os alunos durante as discussões em grupo.
  • Avaliar e orientar os alunos na criação dos templates de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Assistir ao material de estudo prévio fornecido pelo professor.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.