Aula sobre Improvisacao Em Danca

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A improvisação em dança é uma técnica que permite aos dançarinos criarem movimentos espontâneos e únicos, sem a necessidade de uma coreografia pré-definida. Essa técnica é amplamente utilizada em diversos estilos de dança, como o jazz, a dança contemporânea e o hip hop. Na atividade, os alunos irão aprender sobre a improvisação em dança e como ela pode ser utilizada para criar movimentos e expressar emoções através do corpo. Utilizando a metodologia ativa Design Sprint, os alunos irão criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos, como entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A improvisação em dança é uma técnica que permite aos dançarinos criarem movimentos espontâneos e únicos, sem a necessidade de uma coreografia pré-definida. Essa técnica é amplamente utilizada em diversos estilos de dança, como o jazz, a dança contemporânea e o hip hop. Na atividade, os alunos irão aprender sobre a improvisação em dança e como ela pode ser utilizada para criar movimentos e expressar emoções através do corpo. Utilizando a metodologia ativa Design Sprint, os alunos irão criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos, como entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é improvisação em dança e como ela pode ser utilizada para criar movimentos e expressar emoções através do corpo. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre o tema e criar um mapa mental com as principais ideias.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre a improvisação em dança e suas técnicas, utilizando recursos digitais disponíveis em seus celulares ou computadores. Em seguida, cada grupo irá compartilhar suas descobertas com a turma.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os alunos irão criar uma lista de movimentos que podem ser utilizados na improvisação em dança, utilizando como inspiração as emoções e sensações que desejam expressar. Em seguida, cada grupo irá escolher um movimento para ser a base de sua improvisação.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os alunos irão criar uma coreografia improvisada utilizando o movimento escolhido na etapa anterior como base. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua coreografia para a turma.

  6. Etapa 6 - Prototipar e Testar

    Os alunos irão aprimorar sua coreografia improvisada, testando diferentes variações e movimentos. Em seguida, cada grupo irá apresentar sua coreografia final para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a improvisação em dança pode ser utilizada para criar movimentos e expressar emoções através do corpo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Criatividade e originalidade na criação da coreografia improvisada.
  • Coerência e fluidez dos movimentos na apresentação final.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada na atividade.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a improvisação em dança e suas técnicas.
  • Criar uma lista de movimentos que podem ser utilizados na improvisação em dança.
  • Criar uma coreografia improvisada utilizando o movimento escolhido como base.
  • Testar diferentes variações e movimentos na coreografia improvisada.
  • Apresentar a coreografia final para a turma.