Aula sobre Improvisacao Em Danca
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A improvisação em dança é uma técnica que permite aos bailarinos criar movimentos e sequências de forma espontânea, sem uma coreografia pré-definida. É uma forma de expressão que permite aos dançarinos explorar sua criatividade e desenvolver um vocabulário de movimentos próprio. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à improvisação em dança por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que os ajudará a investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento. A atividade será dividida em etapas que permitirão aos alunos criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios de avaliação para o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
A improvisação em dança é uma técnica que permite aos bailarinos criar movimentos e sequências de forma espontânea, sem uma coreografia pré-definida. É uma forma de expressão que permite aos dançarinos explorar sua criatividade e desenvolver um vocabulário de movimentos próprio. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à improvisação em dança por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que os ajudará a investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento. A atividade será dividida em etapas que permitirão aos alunos criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios de avaliação para o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da improvisação em dança e explique como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada na atividade. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com dança e improvisação.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre o que é improvisação em dança e como ela pode ser aplicada em diferentes contextos. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica
Os alunos deverão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios de avaliação para o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. Forneça exemplos de critérios que podem ser utilizados, como criatividade, fluidez dos movimentos, expressão corporal, entre outros.Etapa 5 - Prática da improvisação em dança
Os alunos terão que praticar a improvisação em dança, utilizando os critérios de avaliação definidos na etapa anterior. Forneça exemplos de movimentos que podem ser utilizados na improvisação.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Os alunos deverão apresentar seus resultados para a turma, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 3. Forneça feedbacks individuais e coletivos sobre a desempenho dos alunos.Etapa 7 - Reflexão final
Os alunos deverão refletir sobre o que aprenderam na atividade e como a improvisação em dança pode ser aplicada em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar seus resultados para a turma.
Critérios de avaliação
- Criatividade na improvisação.
- Fluidez dos movimentos.
- Expressão corporal.
- Coerência com o tema proposto.
- Trabalho em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema da improvisação em dança e explicar como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada na atividade.
- Fornecer exemplos de critérios de avaliação e movimentos que podem ser utilizados na improvisação.
- Fornecer feedbacks individuais e coletivos sobre a desempenho dos alunos.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
- Promover a reflexão sobre o que foi aprendido na atividade.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre o tema da improvisação em dança.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios de avaliação para o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
- Praticar a improvisação em dança, utilizando os critérios de avaliação definidos na etapa anterior.
- Apresentar seus resultados para a turma, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 3.
- Refletir sobre o que foi aprendido na atividade e como a improvisação em dança pode ser aplicada em suas vidas.