Aula sobre Improvisacao Em Danca

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A improvisação em dança é uma técnica que permite aos bailarinos criar movimentos e sequências de forma espontânea, sem uma coreografia pré-definida. É uma forma de expressão que permite aos dançarinos explorar sua criatividade e desenvolver um vocabulário de movimentos próprio. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à improvisação em dança por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que os ajudará a investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento. A atividade será dividida em etapas que permitirão aos alunos criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios de avaliação para o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A improvisação em dança é uma técnica que permite aos bailarinos criar movimentos e sequências de forma espontânea, sem uma coreografia pré-definida. É uma forma de expressão que permite aos dançarinos explorar sua criatividade e desenvolver um vocabulário de movimentos próprio. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à improvisação em dança por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que os ajudará a investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento. A atividade será dividida em etapas que permitirão aos alunos criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios de avaliação para o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da improvisação em dança e explique como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada na atividade. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com dança e improvisação.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre o que é improvisação em dança e como ela pode ser aplicada em diferentes contextos. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos deverão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios de avaliação para o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. Forneça exemplos de critérios que podem ser utilizados, como criatividade, fluidez dos movimentos, expressão corporal, entre outros.

  5. Etapa 5 - Prática da improvisação em dança

    Os alunos terão que praticar a improvisação em dança, utilizando os critérios de avaliação definidos na etapa anterior. Forneça exemplos de movimentos que podem ser utilizados na improvisação.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os alunos deverão apresentar seus resultados para a turma, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 3. Forneça feedbacks individuais e coletivos sobre a desempenho dos alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos deverão refletir sobre o que aprenderam na atividade e como a improvisação em dança pode ser aplicada em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar seus resultados para a turma.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na improvisação.
  • Fluidez dos movimentos.
  • Expressão corporal.
  • Coerência com o tema proposto.
  • Trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da improvisação em dança e explicar como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada na atividade.
  • Fornecer exemplos de critérios de avaliação e movimentos que podem ser utilizados na improvisação.
  • Fornecer feedbacks individuais e coletivos sobre a desempenho dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre o que foi aprendido na atividade.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o tema da improvisação em dança.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios de avaliação para o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
  • Praticar a improvisação em dança, utilizando os critérios de avaliação definidos na etapa anterior.
  • Apresentar seus resultados para a turma, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 3.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na atividade e como a improvisação em dança pode ser aplicada em suas vidas.