Aula sobre Improvisacao Em Danca

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A improvisação em dança é uma técnica que permite aos dançarinos explorar diferentes movimentos e expressões corporais de forma livre e espontânea. Essa técnica pode ser encontrada em diversos estilos de dança, como o jazz, o contemporâneo e o hip hop. Na atividade, vamos trabalhar a improvisação em dança por meio da metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os estudantes investiguem e experimentem procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A improvisação em dança é uma técnica que permite aos dançarinos explorar diferentes movimentos e expressões corporais de forma livre e espontânea. Essa técnica pode ser encontrada em diversos estilos de dança, como o jazz, o contemporâneo e o hip hop. Na atividade, vamos trabalhar a improvisação em dança por meio da metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os estudantes investiguem e experimentem procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema da improvisação em dança e explique como a metodologia Rotação por estações funcionará na atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Explorando o corpo

    Nessa estação, os alunos irão explorar diferentes movimentos corporais por meio de jogos e atividades lúdicas. O objetivo é que os estudantes se sintam mais à vontade com o próprio corpo e desenvolvam a capacidade de improvisar movimentos espontâneos.

    Exemplo prático: Proponha um jogo em que os alunos devem imitar animais com o corpo, como um macaco pulando de galho em galho ou uma cobra rastejando pelo chão.


  4. Etapa 4 - Estação 2 - Improvisação em dupla

    Nessa estação, os alunos irão trabalhar em duplas para criar movimentos improvisados. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a capacidade de se comunicar por meio do movimento e criem um vocabulário próprio de movimentos.

    Exemplo prático: Proponha que cada dupla escolha uma música e crie uma coreografia improvisada que expresse a emoção da música.


  5. Etapa 5 - Estação 3 - Criação de coreografia em grupo

    Nessa estação, os alunos irão trabalhar em grupo para criar uma coreografia improvisada. O objetivo é que os estudantes aprendam a trabalhar em equipe e desenvolvam a capacidade de criar movimentos em conjunto.

    Exemplo prático: Proponha que cada grupo escolha uma música e crie uma coreografia improvisada em conjunto, utilizando movimentos explorados nas estações anteriores.


  6. Etapa 6 - Apresentação das coreografias

    Cada grupo irá apresentar a coreografia improvisada criada na estação 3 para toda a turma. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a capacidade de se apresentar em público e compartilhar suas criações com os colegas.

  7. Etapa 7 - Discussão e reflexão

    Conduza uma discussão com os alunos sobre a experiência de improvisar em dança e como isso pode ser aplicado em outras áreas da vida. O objetivo é que os estudantes reflitam sobre a importância da improvisação e da criatividade em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de improvisação e criação de movimentos corporais.
  • Estimular a comunicação por meio do movimento.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e criar movimentos em conjunto.
  • Desenvolver a capacidade de se apresentar em público e compartilhar suas criações com os colegas.
  • Refletir sobre a importância da improvisação e da criatividade em suas vidas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de improvisar movimentos corporais de forma espontânea.
  • Comunicação efetiva por meio do movimento.
  • Capacidade de trabalhar em equipe e criar movimentos em conjunto.
  • Habilidade de se apresentar em público e compartilhar suas criações com os colegas.
  • Reflexão sobre a importância da improvisação e da criatividade em suas vidas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da improvisação em dança e explicar como a metodologia Rotação por estações funcionará na atividade.
  • Conduzir as atividades em cada estação e orientar os alunos.
  • Estimular a criatividade e a improvisação dos alunos.
  • Conduzir a discussão e reflexão sobre a importância da improvisação e da criatividade em suas vidas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Explorar diferentes movimentos corporais por meio de jogos e atividades lúdicas.
  • Criar movimentos improvisados em dupla.
  • Trabalhar em grupo para criar uma coreografia improvisada.
  • Apresentar a coreografia improvisada criada para toda a turma.
  • Refletir sobre a importância da improvisação e da criatividade em suas vidas.