Aula sobre Improvisacao Em Danca
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A improvisação em dança é uma técnica que permite aos dançarinos criar movimentos no momento, sem ensaio prévio. É uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversos estilos de dança, como jazz, contemporâneo e hip hop. A improvisação em dança permite que os dançarinos explorem sua criatividade e desenvolvam sua própria linguagem de movimento. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a improvisação em dança e criarão seus próprios movimentos usando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
Etapa 1 - Contextualização
A improvisação em dança é uma técnica que permite aos dançarinos criar movimentos no momento, sem ensaio prévio. É uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversos estilos de dança, como jazz, contemporâneo e hip hop. A improvisação em dança permite que os dançarinos explorem sua criatividade e desenvolvam sua própria linguagem de movimento. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a improvisação em dança e criarão seus próprios movimentos usando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade explicando o que é improvisação em dança e como ela pode ser aplicada em diferentes estilos de dança. Use exemplos de dançarinos famosos que usam a improvisação em suas atuações, como Martha Graham e Alvin Ailey.Etapa 3 - Preparação
Os alunos devem assistir a um vídeo sobre improvisação em dança e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. O vídeo pode ser encontrado no YouTube ou em outras plataformas de vídeo online. Forneça um questionário com perguntas sobre o vídeo para que os alunos possam responder em casa.Etapa 4 - Criação do modelo
Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Explique como a dinâmica funciona e como ela pode ser usada para avaliar a atividade. Os alunos devem criar seus próprios modelos e compartilhá-los com a turma.Etapa 5 - Prática
Os alunos devem praticar a improvisação em dança em grupos de três ou quatro. Forneça um tema ou uma música para que os alunos possam improvisar. Os alunos devem usar seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar sua improvisação em dança para a turma. Os alunos devem usar seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação dos outros grupos.Etapa 7 - Discussão
Lidere uma discussão em grupo sobre a atividade. Os alunos devem compartilhar suas experiências e discutir como a improvisação em dança pode ser aplicada em suas vidas.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a atividade reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuar explorando a improvisação em dança.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em improvisação e criação de movimento;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Uso adequado do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
- Criatividade na improvisação em dança;
- Coerência entre a improvisação e o tema ou música proposto;
- Trabalho em grupo e colaboração;
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente os conceitos e técnicas da improvisação em dança;
- Fornecer exemplos práticos e didáticos para os alunos;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo;
- Liderar a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre improvisação em dança e responder ao questionário;
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
- Praticar a improvisação em dança em grupo;
- Avaliar a atividade usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
- Participar da discussão em grupo.