Aula sobre Improvisacao Em Danca

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A improvisação em dança é uma técnica que permite aos dançarinos criar movimentos no momento, sem ensaio prévio. É uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversos estilos de dança, como jazz, contemporâneo e hip hop. A improvisação em dança permite que os dançarinos explorem sua criatividade e desenvolvam sua própria linguagem de movimento. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a improvisação em dança e criarão seus próprios movimentos usando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A improvisação em dança é uma técnica que permite aos dançarinos criar movimentos no momento, sem ensaio prévio. É uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversos estilos de dança, como jazz, contemporâneo e hip hop. A improvisação em dança permite que os dançarinos explorem sua criatividade e desenvolvam sua própria linguagem de movimento. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a improvisação em dança e criarão seus próprios movimentos usando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é improvisação em dança e como ela pode ser aplicada em diferentes estilos de dança. Use exemplos de dançarinos famosos que usam a improvisação em suas atuações, como Martha Graham e Alvin Ailey.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre improvisação em dança e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. O vídeo pode ser encontrado no YouTube ou em outras plataformas de vídeo online. Forneça um questionário com perguntas sobre o vídeo para que os alunos possam responder em casa.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Explique como a dinâmica funciona e como ela pode ser usada para avaliar a atividade. Os alunos devem criar seus próprios modelos e compartilhá-los com a turma.

  5. Etapa 5 - Prática

    Os alunos devem praticar a improvisação em dança em grupos de três ou quatro. Forneça um tema ou uma música para que os alunos possam improvisar. Os alunos devem usar seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua improvisação em dança para a turma. Os alunos devem usar seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Lidere uma discussão em grupo sobre a atividade. Os alunos devem compartilhar suas experiências e discutir como a improvisação em dança pode ser aplicada em suas vidas.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuar explorando a improvisação em dança.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em improvisação e criação de movimento;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Criatividade na improvisação em dança;
  • Coerência entre a improvisação e o tema ou música proposto;
  • Trabalho em grupo e colaboração;
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos e técnicas da improvisação em dança;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para os alunos;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo;
  • Liderar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre improvisação em dança e responder ao questionário;
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Praticar a improvisação em dança em grupo;
  • Avaliar a atividade usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar da discussão em grupo.