Aula sobre In On At Preposicoes De Tempo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos vão aprender as preposições de tempo in, on e at. Essas preposições são extremamente importantes para a construção correta de frases em inglês e são muito utilizadas no cotidiano dos estudantes. Por exemplo, eles podem usar "in" para falar sobre meses, "on" para falar sobre dias da semana e "at" para falar sobre horas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalham juntos para criar um modelo de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece apresentando cada uma das preposições de tempo e sua aplicação em frases simples. Em seguida, peça aos alunos que deem exemplos de como essas preposições podem ser usadas.

  2. Etapa 2 - Prática Individual

    A turma fará uma atividade individual na qual deve completar frases usando as preposições de tempo corretas. Você pode pedir aos alunos que compartilhem suas respostas e corrigi-las juntos.

  3. Etapa 3 - Atividade em Grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4-5 pessoas e vão receber um tópico relacionado às preposições de tempo. Por exemplo, o grupo 1 pode receber o tópico "meses do ano", enquanto o grupo 2 recebe o tópico "feriados". Os alunos terão 20 minutos para criar frases simples que utilizem as preposições de tempo relacionadas ao seu tópico e montar uma explicação sobre o uso da preposição utilizada.

  4. Etapa 4 - Avaliação por pares

    Cada grupo apresenta suas frases aos outros e recebe um modelo de avaliação por pares. Os grupos vão avaliar uns aos outros com base nos critérios estabelecidos previamente. Os critérios incluem organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Os estudantes devem preencher o modelo com notas de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Peça aos alunos que compartilhem suas avaliações e comentem o que aprenderam sobre as preposições de tempo. Você pode focar nos pontos positivos da atividade e fornecer feedback positivo para os alunos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Conclua a aula com um resumo sobre as preposições de tempo e a importância de seu uso correto em frases em inglês. Dê algumas dicas para ajudar os alunos a se lembrarem das preposições de tempo corretas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a preposições de tempo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
  • Incentivar os alunos a serem responsáveis e críticos em sua avaliação dos outros grupos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar as preposições de tempo e sua aplicação em frases simples.
  • Dar feedback positivo e sugestões de melhoria para os alunos.
  • Fornecer dicas e estratégias para ajudar os alunos a se lembrarem das preposições de tempo corretas.
  • Facilitar a atividade em grupo e a avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
  • Criar frases simples que utilizem as preposições de tempo relacionadas ao tópico dado.
  • Avaliar o desempenho de outros grupos usando o modelo de avaliação por pares.