Aula sobre In On At Preposicoes De Tempo
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As preposições de tempo (in, on, at) são muito importantes no aprendizado do inglês, pois permitem que o aluno comunique eventos e situações em relação ao tempo em que ocorrem. É comum que alunos tenham dificuldade com essas preposições e, por isso, essa atividade é importante para ajudá-los a usar preposições de tempo corretamente e construir um repertório lexical de verbos regulares e irregulares no passado e conectores. Para auxiliar os estudantes a entender de forma prática como usar as preposições de tempo, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, em que os eles criam um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo. Neste diário, a turma pode aplicar o que aprendeu sobre preposições de tempo e verbos no passado, apresentando soluções criativas e eficazes para problemas propostos.
Etapa 1 - Introdução
Comece a atividade explicando o que são preposições de tempo e qual é o uso de cada uma delas. Apresente exemplos em frases simples e claras, como: "I'm going to the beach on Sunday" (Eu vou para a praia no domingo) ou ainda: "I was born in 2006" (Eu nasci em 2006). Você pode sugerir que os alunos criem um quadro com as preposições de tempo e seus usos.Etapa 2 - Atividade em Grupo (Definição do Problema)
Divida os estudantes em grupos e proponha um problema que envolva preposições de tempo. Por exemplo: "João foi a São Paulo e não sabia se precisava pegar o metrô at ou on a estação". Eles devem escrever o problema no diário de bordo.Etapa 3 - Atividade em Grupo (Geração de Alternativas)
O grupo deve discutir e criar alternativas para resolver o problema apresentado. Nessa fase, oriente-os sobre o uso correto das preposições de tempo. Eles devem registrar suas ideias no diário de bordo.Etapa 4 - Atividade em Grupo (Propondo Solução)
Com base nas alternativas geradas, os grupos devem escolher a melhor solução e registrá-la no diário de bordo. Eles devem explicar como o problema foi resolvido e como as preposições de tempo foram aplicadas. Dê feedbacks em cada etapa do trabalho.Etapa 5 - Apresentação em grupo
Cada grupo deve apresentar sua solução para a turma e explicar como usou as preposições de tempo. Depois, os colegas devem fazer perguntas e comentários.Etapa 6 - Produção individual no Diário de Bordo
Cada aluno deve registrar em seu diário a melhor solução proposta pelo grupo e fazer uma reflexão sobre o uso das preposições de tempo e verbos no passado.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese da aula, enfatizando o uso correto das preposições de tempo e verbos no passado, além de conectores para articular as frases. É importante que os alunos entendam que a prática desses elementos linguísticos é fundamental para a comunicação em inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar, corretamente, as preposições de tempo.
- Ampliar o repertório lexical dos alunos de verbos regulares e irregulares no passado.
- Promover a criatividade e solução de problemas por meio da metodologia Cultura Maker.
Critérios de avaliação
- Uso correto das preposições de tempo em frases e textos.
- Utilização de verbos regulares e irregulares no passado.
- Participação ativa e criativa na atividade em grupo do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar de forma didática e clara o uso das preposições de tempo.
- Orientar os alunos sobre o uso correto de verbos regulares e irregulares no passado.
- Dar feedbacks em cada etapa do trabalho.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo do diário de bordo.
- Gerar ideias e soluções criativas para o problema apresentado.
- Registrar no diário de bordo a melhor solução e fazer uma reflexão sobre o uso das preposições de tempo e verbos no passado.