Aula sobre In On At Preposicoes De Tempo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, vamos aprender sobre as preposições de tempo "in", "on" e "at". Elas são muito importantes para usarmos na comunicação em inglês. Por exemplo, podemos usar "in" para descrever o mês ou a estação do ano, como "in November" ou "in the summer". Já "on" pode ser usado para se referir a um dia específico, como "on Monday" ou "on my birthday". E "at" pode ser usado para falar de uma hora específica, como "at 8 o'clock" ou "at midnight". Vamos aprender como usar essas preposições de forma correta e contextualizada no nosso dia a dia.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos como estão se sentindo e o que gostariam de aprender sobre as preposições de tempo "in", "on" e "at". Incentive-os a participar e compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação do modelo de registro de aprendizagem

    Dê aos alunos um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, e explique que eles vão usá-lo para registrar suas aprendizagens ao longo da aula.

  3. Etapa 3 - Apresentação das preposições de tempo "in", "on" e "at"

    Apresente aos alunos as preposições de tempo "in", "on" e "at", explicando as diferenças e usos de cada uma delas. Utilize exemplos em contextos reais para melhor compreensão.

  4. Etapa 4 - Exercícios em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça para que eles criem frases utilizando as preposições de tempo "in", "on" e "at". Eles devem postar as frases no Padlet ou em outro material compartilhável, como um Canva os slides de Power Point. Corrija as atividades em conjunto com o grupo.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento em grupo

    Peça aos grupos para compartilharem e suas frases com a sala toda, explicando o contexto e o uso correto das preposições de tempo.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Peça para que os alunos criem uma pequena história utilizando as preposições de tempo "in", "on" e "at". Eles podem usar o modelo de registro de aprendizagem para registrar a história e seus aprendizados.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Finalize a aula com um check-out, perguntando aos alunos o que aprenderam sobre as preposições de tempo "in", "on" e "at". Incentive-os a compartilhar seus aprendizados e esclareça quaisquer dúvidas que possam ter. Eles devem postar o check-out no Padlet.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a escrita em inglês.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de utilizar as preposições de tempo "in", "on" e "at" de forma correta e contextualizada.
  • Habilidade em criar frases e uma pequena história utilizando as preposições de tempo estudadas.
  • Participação nos exercícios em grupo e compartilhamento em sala de aula.
  • Uso adequado do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Incentivar a participação e colaboração dos alunos.
  • Esclarecer dúvidas e corrigir atividades em conjunto com o grupo.
  • Estimular a criatividade e a escrita em inglês.
  • Utilizar exemplos em contexto para melhor compreensão dos conceitos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, compartilhando ideias e conhecimentos prévios.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar frases e uma pequena história utilizando as preposições de tempo estudadas.
  • Utilizar adequadamente o modelo de registro de aprendizagem.