Aula sobre In On At Preposicoes De Tempo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As preposições de tempo (in, on, at) são fundamentais para a construção correta de frases em inglês. A utilização adequada dessas preposições é importante para a compreensão do tempo verbal utilizado na frase. Por exemplo, "I have a meeting on Monday" significa que a reunião será na segunda-feira, enquanto "I have a meeting in December" significa que a reunião será em dezembro. Nesta atividade, os alunos vão aprender a distinguir o uso correto das preposições de tempo e entender os contextos em que devem ser aplicadas. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos criam um mapa de registro de um jogo. Eles serão divididos em grupos e devem criar um jogo com a finalidade de ensinar a utilização das preposições de tempo. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo e conectores.

  1. Etapa 1 - Revisão das preposições de tempo

    Faça uma revisão das preposições de tempo (in, on, at) e seus usos corretos. Dê exemplos práticos e peça que os alunos identifiquem o uso correto das preposições de tempo em cada exemplo.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia

    Apresente a atividade de forma lúdica e desafiadora, enfatizando a importância do tema e a metodologia utilizada. Explique que os alunos serão divididos em grupos e que cada grupo criará um jogo que ensine o uso correto das preposições de tempo.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro

    Divida a turma em grupos e forneça um modelo de mapa de registro para que os alunos possam criar o seu jogo. Cada grupo deve preencher as informações sobre o seu jogo, como nome, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que seu jogo é engajador e será um sucesso.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo terá tempo para criar o seu jogo utilizando o mapa de registro como guia. Eles devem utilizar as preposições de tempo de forma correta e criar desafios que possam ensinar a utilização adequada das preposições.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta o seu jogo para a turma e explica como ele funciona. Os outros grupos farão perguntas sobre o jogo. Você deve fazer comentários sobre a aplicação adequada das preposições de tempo.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre o aprendizado

    Faça uma breve reflexão com a turma sobre o que aprenderam na aula. Peça que os alunos compartilhem o que acharam da metodologia utilizada e se acham que aprenderam de forma mais efetiva.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode deixar uma tarefa de casa para os alunos, como escrever um pequeno texto utilizando as preposições de tempo de forma correta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades linguísticas dos alunos em relação à utilização correta das preposições de tempo.
  • Promover o trabalho em equipe na criação dos jogos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação dos jogos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a metodologia utilizada.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo e conectores.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das preposições de tempo no jogo criado pelo grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Clareza na explicação do jogo durante a apresentação.
  • Participação ativa e colaborativa do grupo durante toda a atividade.
  • Reflexão coerente sobre o aprendizado na aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos mapas de registro dos jogos.
  • Monitorar a atividade para garantir que os grupos estejam utilizando as preposições de tempo de forma correta.
  • Incentivar a criatividade dos alunos durante a criação dos jogos.
  • Fazer comentários sobre os jogos apresentados pelos grupos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o aprendizado na aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação dos jogos.
  • Utilizar as preposições de tempo de forma correta no jogo criado pelo grupo.
  • Apresentar o jogo de forma clara para a turma.
  • Fazer perguntas sobre os jogos apresentados pelos outros grupos.
  • Refletir sobre o aprendizado na aula.