Aula sobre In On At Preposicoes De Tempo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As preposições de tempo (in, on, at) são fundamentais para a construção correta de frases em inglês. A utilização adequada dessas preposições é importante para a compreensão do tempo verbal utilizado na frase. Por exemplo, "I have a meeting on Monday" significa que a reunião será na segunda-feira, enquanto "I have a meeting in December" significa que a reunião será em dezembro. Nesta atividade, os alunos vão aprender a distinguir o uso correto das preposições de tempo e entender os contextos em que devem ser aplicadas. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos criam um mapa de registro de um jogo. Eles serão divididos em grupos e devem criar um jogo com a finalidade de ensinar a utilização das preposições de tempo. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo e conectores.
Etapa 1 - Revisão das preposições de tempo
Faça uma revisão das preposições de tempo (in, on, at) e seus usos corretos. Dê exemplos práticos e peça que os alunos identifiquem o uso correto das preposições de tempo em cada exemplo.Etapa 2 - Apresentação da metodologia
Apresente a atividade de forma lúdica e desafiadora, enfatizando a importância do tema e a metodologia utilizada. Explique que os alunos serão divididos em grupos e que cada grupo criará um jogo que ensine o uso correto das preposições de tempo.Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro
Divida a turma em grupos e forneça um modelo de mapa de registro para que os alunos possam criar o seu jogo. Cada grupo deve preencher as informações sobre o seu jogo, como nome, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que seu jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 4 - Criação do jogo
Cada grupo terá tempo para criar o seu jogo utilizando o mapa de registro como guia. Eles devem utilizar as preposições de tempo de forma correta e criar desafios que possam ensinar a utilização adequada das preposições.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta o seu jogo para a turma e explica como ele funciona. Os outros grupos farão perguntas sobre o jogo. Você deve fazer comentários sobre a aplicação adequada das preposições de tempo.Etapa 6 - Reflexão sobre o aprendizado
Faça uma breve reflexão com a turma sobre o que aprenderam na aula. Peça que os alunos compartilhem o que acharam da metodologia utilizada e se acham que aprenderam de forma mais efetiva.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Você pode deixar uma tarefa de casa para os alunos, como escrever um pequeno texto utilizando as preposições de tempo de forma correta.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades linguísticas dos alunos em relação à utilização correta das preposições de tempo.
- Promover o trabalho em equipe na criação dos jogos.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação dos jogos.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre a metodologia utilizada.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo e conectores.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das preposições de tempo no jogo criado pelo grupo.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Clareza na explicação do jogo durante a apresentação.
- Participação ativa e colaborativa do grupo durante toda a atividade.
- Reflexão coerente sobre o aprendizado na aula.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação dos mapas de registro dos jogos.
- Monitorar a atividade para garantir que os grupos estejam utilizando as preposições de tempo de forma correta.
- Incentivar a criatividade dos alunos durante a criação dos jogos.
- Fazer comentários sobre os jogos apresentados pelos grupos.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o aprendizado na aula.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação dos jogos.
- Utilizar as preposições de tempo de forma correta no jogo criado pelo grupo.
- Apresentar o jogo de forma clara para a turma.
- Fazer perguntas sobre os jogos apresentados pelos outros grupos.
- Refletir sobre o aprendizado na aula.