Aula sobre In On At Preposicoes De Tempo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As preposições de tempo "in", "on" e "at" são extremamente importantes para a construção de frases em inglês, pois indicam o momento ou período em que algo ocorre. Por exemplo, "at" é usado para horas ou momentos específicos, como "at 9 am". "On" é usado para dias da semana ou datas, como "on Monday" ou "on January 1st". "In" é usado para períodos mais longos, como meses, estações do ano e anos, como "in October", "in the summer" ou "in 2021". Nesta atividade, os alunos vão desenvolver um mapa conceitual sobre as preposições de tempo, utilizando a metodologia Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Pré-aula (Tarefa para casa)

    Peça que os alunos assistam a um vídeo explicativo sobre as preposições de tempo "in", "on" e "at". O vídeo deve ser claro e didático, e os estudantes devem ser instruídos a tomar notas para trazer para a próxima aula.

  2. Etapa 2 - Introdução e engajamento

    Inicie com algumas perguntas para checar se os alunos assistiram ao vídeo e entenderam o conteúdo. Alguns exemplos de perguntas são: "Qual é a diferença entre 'on' e 'in'? Quando usamos 'at'?" Em seguida, projete um mapa conceitual preenchido com as informações de "in", "on" e "at", para exemplificar como a atividade será desenvolvida.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro para criar o mapa conceitual sobre as preposições de tempo. Eles devem escolher uma ideia central, que será "Preposições de tempo em inglês" e então desenvolver temas secundários, como "in", "on" e "at". Cada sub-ideia deve ter pelo menos dois níveis de profundidade, com exemplos práticos e didáticos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central, as sub-ideias e exemplos. Incentive os alunos a compartilharem seus mapas e a discutirem as diferenças e semelhanças entre eles.

  5. Etapa 5 - Prática e aplicação

    Distribua uma lista de frases que usam as preposições de tempo, para que os alunos pratiquem e apliquem o que aprenderam. Eles devem trabalhar em duplas ou trios e criar novas frases, utilizando as preposições de tempo.

  6. Etapa 6 - Feedback e avaliação

    Forneça feedback sobre a atividade, sugerindo melhorias e elogiando os pontos positivos. Os alunos devem ser avaliados pelo mapa conceitual e pela lista de frases criadas utilizando as preposições de tempo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, através da criação do mapa conceitual em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de aplicação dos conceitos aprendidos, através da criação de frases utilizando as preposições de tempo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das informações apresentadas no mapa conceitual.
  • Uso correto das preposições de tempo nas frases criadas.
  • Participação e colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual e, na prática em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo claro e didático para a pré-aula.
  • Projetar um mapa conceitual preenchido para exemplificar a atividade.
  • Fornecer feedback positivo e sugestões de melhoria para os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo antes da aula e tomar notas.
  • Colaborar na criação do mapa conceitual em grupo.
  • Criar frases utilizando as preposições de tempo em duplas ou trios.