Aula sobre Incendios No Pantanal
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Intencionalidade Pedagógica
1\. Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
2\. Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de ouvir diferentes perspectivas.
3\. Refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um na construção de um futuro mais sustentável.
4\. Compreender as características naturais do pantanal.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema dos incêndios no Pantanal, mostrando imagens e vídeos que ilustrem a dimensão do problema. Em seguida, os alunos são convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Explicação sobre a metodologia Design Thinking
Explique aos alunos o que é o Design Thinking e como ele pode ser aplicado na resolução de problemas. É importante destacar que o objetivo desta metodologia é entender as necessidades das pessoas envolvidas no problema, para então criar soluções que atendam a essas necessidades.Etapa 3 - Criação do mapa de empatia
Os alunos são divididos em grupos e recebem a orientação para criar um mapa de empatia sobre os incêndios no Pantanal. Cada grupo deve preencher os campos do mapa com informações relevantes sobre as diferentes perspectivas envolvidas no problema. Forneça algumas orientações para ajudar os alunos a preencher esses campos.Campos: o que ele pensa e sente? O que vê? O que fala e faz? Dores e ganhos?
Pode ser aplicado na perspectiva da comunidade local ou seres vivos que sofrem com as mudanças no pantanal, nesse último caso aberto a modificações.
Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo apresenta seu mapa de empatia para a turma. Peça que os alunos destaquem as principais informações que encontraram em cada mapa e as diferenças entre eles.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos são convidados a discutir em grupo sobre as informações encontradas nos mapas de empatia e a refletir sobre as diferentes perspectivas envolvidas no tema. Contribua para fluidez da discussão fazendo algumas perguntas.Etapa 6 - Criação de soluções
Cada grupo deve criar uma solução para o problema dos incêndios no Pantanal, levando em consideração as informações encontradas nos mapas de empatia. Forneça algumas orientações para ajudar os alunos nessa etapa.Etapa 7 - Apresentação das soluções
Cada grupo apresenta sua solução para a turma. Peça que os alunos destaquem as principais ideias encontradas em cada solução e as diferenças entre elas.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de ouvir diferentes perspectivas.
- Refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um na construção de um futuro mais sustentável.
- Compreender as características naturais do pantanal.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de colaborar em grupo e de ouvir diferentes perspectivas.
- Criatividade na criação de soluções para o problema dos incêndios no Pantanal.
- Capacidade de relacionar as informações encontradas nos mapas de empatia com o tema em questão.
- Capacidade de refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um na construção de um futuro mais sustentável.
Ações do professor
- Apresentar o tema com clareza e objetividade.
- Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
- Fornecer orientações para a criação dos mapas de empatia e das soluções.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Realizar a avaliação dos alunos de forma justa e transparente.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar em grupo e ouvir diferentes perspectivas.
- Ser criativo na criação de soluções para o problema dos incêndios no Pantanal.
- Relacionar as informações encontradas nos mapas de empatia com o tema em questão.
- Refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um na construção de um futuro mais sustentável.