Aula sobre Incendios No Pantanal
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O Pantanal é um dos maiores patrimônios naturais do Brasil e do mundo, sendo uma das maiores áreas úmidas do planeta. Infelizmente, nos últimos anos, o Pantanal tem sofrido com um grande número de incêndios, que têm destruído a fauna e a flora da região. Nesta aula, vamos aprender sobre as causas dos incêndios no Pantanal, bem como sobre as consequências para o meio ambiente e para a população local.
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. É importante que os estudantes entendam a importância do Pantanal para o meio ambiente e para a população local. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o tema.Etapa 2 - Organização
Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, explique a atividade proposta. Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para acompanhar seu progresso durante a aula. Explique como utilizar o template.Etapa 3 - Check-in
Peça para os alunos preencherem o campo de Check-in respondendo à pergunta: “O que já sei sobre o Pantanal e os incêndios?”Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos devem fazer uma pesquisa sobre as consequências dos incêndios no Pantanal para o meio ambiente e para a população local. Além disso, eles devem procurar por possíveis soluções e ações para combater essa problemática. Peça para os alunos criarem um mapa conceitual sintetizando os resultados.Etapa 5 - Discussão
Conduza uma discussão com os alunos para compartilharem os resultados obtidos. Cada grupo deve relatar, brevemente, as consequências e soluções achadas. Incentive a participação de todos os alunos e conduza uma reflexão sobre a importância da preservação de nossa biodiversidade.Etapa 6 - Registro de aprendizagem e finalização
Os alunos devem registrar suas conclusões e sugestões no campo de Check-out que criaram no início da aula. Por fim, finalize a aula com uma síntese sobre os principais pontos aprendidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a importância do Pantanal e as consequências dos incêndios.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre temas ambientais relevantes.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre as consequências dos incêndios no Pantanal.
- Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos relevantes para os alunos.
- Dividir os alunos em grupos para pesquisa e discussão.
- Disponibilizar materiais de pesquisa e orientar os alunos.
- Incentivar a participação de todos nas discussões e apresentações.
- Orientar os alunos na utilização do template de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre as consequências dos incêndios no Pantanal.
- Apresentar suas conclusões e sugestões para solucionar o problema dos incêndios no Pantanal.
- Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem.
- Respeitar as opiniões e participações dos demais colegas.