Aula sobre Incendios No Pantanal

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Pantanal é um dos ecossistemas mais importantes do Brasil, com uma rica biodiversidade e uma paisagem única. No entanto, nos últimos anos, o Pantanal tem sido afetado por incêndios devastadores, que colocam em risco a fauna e a flora locais, além das comunidades que dependem do ecossistema. Nesta aula, vamos discutir os incêndios no Pantanal e suas consequências para o meio ambiente e a sociedade.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.

2\. Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

3\. Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.

4\. Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação.

5\. Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, mostrando imagens e vídeos que ilustrem os incêndios no Pantanal. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e receberão dois textos, um com argumentos a favor dos incêndios antrópicos do pantanal, usando os naturais como escudo para que esses continuem. O segundo explicando as mazelas dos incêndios em excesso no pantanal.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá discutir, identificar os principais argumentos apresentados pelos autores e problematiza-los. Em seguida, cada grupo deve escolher um lado para defender e um será a banca julgadora. Então os grupos irão se reunir em um debate para discutir os argumentos e apresentar suas posições.

    Grupo defensor: defenderá que o pantanal está sofrendo com incêndios em excesso causados por humanos direta e indiretamente.

    Grupo opositor: possui terras que deseja tornar produtivas, minimiza impacto dos incêndios e diz que são de ocorrência natural.


  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    A banca julgadora, um grupo específico de alunos que não irá defender nenhum dos lados e será imparcial, criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o debate. O template deverá incluir critérios como argumentação, uso de evidências e respeito às opiniões dos colegas.

  4. Etapa 4 - Debate em sala de aula

    Os grupos irão apresentar seus argumentos em um debate em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá discutir o desempenho dos colegas no debate e preencher o template de avaliação por rúbrica.

  6. Etapa 6 - Definição

    A banca julgadora definirá o destino do pantanal baseada nas argumentações.Em seguida, os grupos irão se reunir em um debate para discutir os resultados e avaliar o desempenho geral da turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e enfatizar a importância da preservação do Pantanal. Os alunos serão convidados a refletir sobre o papel de cada um na proteção do meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Argumentação clara e consistente.
  • Uso de evidências para fundamentar os argumentos.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Coerência entre os argumentos apresentados e a posição defendida.
  • Participação ativa e construtiva no debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Estimular a participação e o respeito mútuo durante o debate.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão crítica.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e enfatizar a importância da preservação do meio ambiente.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Participar ativamente do debate em sala de aula.
  • Criar o template de avaliação por rúbrica.
  • Avaliar o desempenho dos colegas no debate.
  • Refletir sobre o papel de cada um na proteção do meio ambiente.