Aula sobre Incendios No Pantanal
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Intencionalidade Pedagógica
1\. Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
2\. Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
3\. Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.
4\. Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação.
5\. Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula, mostrando imagens e vídeos que ilustrem os incêndios no Pantanal. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e receberão dois textos, um com argumentos a favor dos incêndios antrópicos do pantanal, usando os naturais como escudo para que esses continuem. O segundo explicando as mazelas dos incêndios em excesso no pantanal.Etapa 2 - Discussão em grupo
Cada grupo deverá discutir, identificar os principais argumentos apresentados pelos autores e problematiza-los. Em seguida, cada grupo deve escolher um lado para defender e um será a banca julgadora. Então os grupos irão se reunir em um debate para discutir os argumentos e apresentar suas posições.Grupo defensor: defenderá que o pantanal está sofrendo com incêndios em excesso causados por humanos direta e indiretamente.
Grupo opositor: possui terras que deseja tornar produtivas, minimiza impacto dos incêndios e diz que são de ocorrência natural.
Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica
A banca julgadora, um grupo específico de alunos que não irá defender nenhum dos lados e será imparcial, criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o debate. O template deverá incluir critérios como argumentação, uso de evidências e respeito às opiniões dos colegas.Etapa 4 - Debate em sala de aula
Os grupos irão apresentar seus argumentos em um debate em sala de aula.Etapa 5 - Discussão em grupo
Cada grupo deverá discutir o desempenho dos colegas no debate e preencher o template de avaliação por rúbrica.Etapa 6 - Definição
A banca julgadora definirá o destino do pantanal baseada nas argumentações.Em seguida, os grupos irão se reunir em um debate para discutir os resultados e avaliar o desempenho geral da turma.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e enfatizar a importância da preservação do Pantanal. Os alunos serão convidados a refletir sobre o papel de cada um na proteção do meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.
- Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Argumentação clara e consistente.
- Uso de evidências para fundamentar os argumentos.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Coerência entre os argumentos apresentados e a posição defendida.
- Participação ativa e construtiva no debate.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Estimular a participação e o respeito mútuo durante o debate.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão crítica.
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e enfatizar a importância da preservação do meio ambiente.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto em grupo.
- Participar ativamente do debate em sala de aula.
- Criar o template de avaliação por rúbrica.
- Avaliar o desempenho dos colegas no debate.
- Refletir sobre o papel de cada um na proteção do meio ambiente.