Aula sobre Incendios No Pantanal
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O Pantanal é um bioma brasileiro que se estende pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes da Bolívia e do Paraguai. É uma importante região para a biodiversidade do país, com uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Porém, nos últimos anos, o Pantanal tem sofrido com incêndios florestais que afetam gravemente o ecossistema e a vida das pessoas que vivem na região. Nesta aula, os alunos serão convidados a entender melhor sobre os incêndios no Pantanal e como eles afetam o meio ambiente e a sociedade. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes em cada estação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualizar a situação atual do Pantanal, mostrando imagens e vídeos sobre os incêndios e seus impactos. Os alunos serão convidados a compartilhar suas percepções e conhecimentos prévios sobre o tema.Etapa 2 - Estação 1 - Ecossistema do Pantanal
Nesta estação, os alunos irão conhecer melhor o ecossistema do Pantanal, suas características e a importância da biodiversidade para a manutenção do equilíbrio ambiental. Serão utilizados materiais como livros, textos e imagens para facilitar a compreensão do tema pelos alunos.Etapa 3 - Estação 2 - Causas e Consequências dos Incêndios
Nesta estação, os alunos irão entender as causas e consequências dos incêndios no Pantanal, bem como os impactos na fauna e na flora. Serão utilizados materiais como vídeos, reportagens e gráficos para ilustrar os pontos principais.Também há a possibilidade do professor separar folhas secas e folhas bastante clorofiladas e queimá-las para demonstrar porque em determinadas épocas do ano os incêndios ocorrem mais facilmente.
Etapa 4 - Estação 3 \- Ações de Prevenção e Combate aos Incêndios
Nesta estação, os alunos irão conhecer as principais ações de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal, bem como os órgãos responsáveis pela gestão ambiental na região. Serão utilizados materiais como cartilhas, textos e vídeos para facilitar a compreensão do tema pelos alunos.Etapa 5 - Estação 4 - Comparação
Sabemos que a latitude molda biomas parecidos, aqui apresente aos alunos outros biomas passam por incêndios naturais semelhantes, no Brasil mesmo o cerrado é um exemplo, forneça dados de características como variação pluviométrica ao longo do ano, temperatura média, etc.Então peça para que alunos comparem o pantanal a estes demais.
Etapa 6 - Estação 5 \- Importância
Estação com vídeos ou até mesmo espécimes que dependem da transição seca e chuvosa do pantanal para sobreviverem, pois estão adaptados.Etapa 7 - Síntese
Na última etapa, cada grupo será convidado a compartilhar as principais informações aprendidas nas estações e a discutir em grupo o que pode ser feito para ajudar a preservar o Pantanal e evitar os incêndios florestais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
- Ampliar o conhecimento dos alunos sobre as causas e consequências dos incêndios florestais no Pantanal e suas implicações para o meio ambiente e a sociedade.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Capacidade dos alunos em compreender e sintetizar as informações apresentadas.
- Habilidade dos alunos em relacionar as informações aprendidas com situações do cotidiano e fazer inferências sobre as consequências dos incêndios florestais.
- Clareza e objetividade na apresentação dos resultados da síntese.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Organizar as estações e monitorar o tempo de duração de cada uma delas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e reforçar os conceitos apresentados.
- Sistematizar as informações apresentadas na síntese final.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Registrar as informações aprendidas em cada estação.
- Compartilhar as informações aprendidas com os colegas na síntese final.
- Fazer conexões entre as informações aprendidas e situações do cotidiano.
- Propor sugestões de ações para ajudar a preservar o Pantanal e evitar os incêndios florestais.