Aula sobre Incendios No Pantanal
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do planeta e é um bioma que abrange Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes da Bolívia e do Paraguai. Infelizmente, nos últimos anos, tem havido um aumento no número de incêndios no Pantanal, causando prejuízos irreparáveis à fauna e à flora local.
Etapa 1 - Atividade em casa
Envie aos alunos matérias ou vídeos sobre o pantanal, provenientes de sites extremamente confiáveis (natgeo, superinteressante, galileu, etc.), e peça para escreverem as informações que acharam mais interessantes.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e explicando o que é um mapa conceitual. Em seguida, dê informações sobre as características gerais do pantanal.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem realizar uma pesquisa em grupos sobre as principais causas dos incêndios no Pantanal e as consequências para o ecossistema. Disponibilize materiais de pesquisa para os alunos, como textos, imagens e vídeos.Etapa 4 - Organização das informações
Cada grupo deve organizar as informações coletadas em um mapa conceitual, utilizando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Oriente os alunos na criação dos mapas conceituais e fornecer exemplos.Exemplos de ideia central: estação cheia, estação seca, comparação entre pantanal e outro bioma, incêndios naturais e antrópicos, etc.
Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as principais causas dos incêndios no Pantanal e as consequências para o ecossistema.Etapa 6 - Discussão
Após as apresentações, o professor deve promover uma discussão em sala de aula sobre as principais causas dos incêndios no Pantanal e as consequências para o ecossistema. Os alunos devem ser estimulados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões.Etapa 7 - Reflexão
O professor deve encerrar a aula pedindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e sobre como podem contribuir para a preservação do Pantanal.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise de informações.
- Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Coerência entre a ideia central e as sub-ideias no mapa conceitual.
- Qualidade e relevância das informações apresentadas.
- Participação ativa em todas as etapas da aula.
- Capacidade de reflexão sobre o tema.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
- Promover a discussão em sala de aula.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre as principais causas dos incêndios no Pantanal e as consequências para o ecossistema.
- Organizar as informações em um mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar ativamente da discussão em sala de aula.