Aula sobre Incendios No Pantanal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do planeta e é um bioma que abrange Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes da Bolívia e do Paraguai. Infelizmente, nos últimos anos, tem havido um aumento no número de incêndios no Pantanal, causando prejuízos irreparáveis à fauna e à flora local.

  1. Etapa 1 - Atividade em casa

    Envie aos alunos matérias ou vídeos sobre o pantanal, provenientes de sites extremamente confiáveis (natgeo, superinteressante, galileu, etc.), e peça para escreverem as informações que acharam mais interessantes.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando o que é um mapa conceitual. Em seguida, dê informações sobre as características gerais do pantanal.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa em grupos sobre as principais causas dos incêndios no Pantanal e as consequências para o ecossistema. Disponibilize materiais de pesquisa para os alunos, como textos, imagens e vídeos.

  4. Etapa 4 - Organização das informações

    Cada grupo deve organizar as informações coletadas em um mapa conceitual, utilizando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Oriente os alunos na criação dos mapas conceituais e fornecer exemplos.

    Exemplos de ideia central: estação cheia, estação seca, comparação entre pantanal e outro bioma, incêndios naturais e antrópicos, etc.


  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as principais causas dos incêndios no Pantanal e as consequências para o ecossistema.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, o professor deve promover uma discussão em sala de aula sobre as principais causas dos incêndios no Pantanal e as consequências para o ecossistema. Os alunos devem ser estimulados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    O professor deve encerrar a aula pedindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e sobre como podem contribuir para a preservação do Pantanal.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise de informações.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre a ideia central e as sub-ideias no mapa conceitual.
  • Qualidade e relevância das informações apresentadas.
  • Participação ativa em todas as etapas da aula.
  • Capacidade de reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Promover a discussão em sala de aula.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre as principais causas dos incêndios no Pantanal e as consequências para o ecossistema.
  • Organizar as informações em um mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula.