Aula sobre Inclusive Education Educacao Inclusiva

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A inclusão é um tema muito importante na sociedade atual e precisa ser discutido desde cedo. A inclusão educacional se trata de garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas diferenças. Nesta atividade, os alunos aprendem sobre inclusão por meio da metodologia ativa gamificação, criando um jogo de perguntas e afirmações sobre educação inclusiva. Você pode contextualizar o tema por meio de apresentação de exemplos reais de inclusão ou de situações de exclusão em diferentes contextos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a atividade explicando a importância da inclusão e seus benefícios para uma sociedade mais justa e equilibrada. Você pode exibir vídeos sobre o tema que mostram como a inclusão é feita em diversos países ou como ainda falta inclusão em muitos lugares do mundo. Em seguida, apresente o objetivo da aula: criar um jogo de perguntas e afirmações sobre educação inclusiva.

  2. Etapa 2 - Leitura e pesquisa

    Os alunos realizam uma leitura sobre o tema "Inclusive Education" em inglês e pesquisam sobre exemplos concretos de inclusão em diferentes países, incluindo depoimentos de pessoas com deficiência ou outras diferenças.

  3. Etapa 3 - – Criando as perguntas e afirmações

    Divida a turma em grupos de três ou quatro pessoas e explique as regras da atividade. Em seus grupos, os estudantes trabalham juntos para criar oito perguntas e oito afirmações sobre educação inclusiva. Você pode auxiliá-los com dicas de temas a serem abordados, como acessibilidade, diversidade, direitos humanos, entre outros.

  4. Etapa 4 - – Montando o jogo

    Usando papel, lápis de cor e canetinhas, cada grupo cria as cartas de perguntas e afirmações, adicionando cores e ilustrações para tornar o jogo mais atraente.

  5. Etapa 5 - – Testando o jogo

    Os grupos trocam seus jogos e testam uns aos outros, verificando se as perguntas e afirmações estão claras e se o jogo é divertido e desafiador.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as perguntas e afirmações criadas pelos alunos e o que eles aprenderam sobre educação inclusiva durante a atividade. Fale sobre como a educação inclusiva pode ajudar na mudança desses cenários e proponha a criação de um cartaz com ideias para a prática da inclusão.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclua enfatizando a importância da inclusão educacional e incentivando os alunos a praticarem a inclusão em suas próprias vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em língua inglesa, por meio da criação de perguntas e afirmações sobre inclusão e diversidade.
  • Promover a inclusão e a diversidade, por meio da conscientização e do diálogo sobre o tema.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Criação de perguntas e afirmações claras e relevantes sobre inclusão;
  • Criatividade e qualidade gráfica do jogo;
  • Participação ativa e colaborativa no trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da inclusão educacional de forma clara e atrativa;
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação das perguntas e afirmações;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe, compartilhando ideias e colaborando uns com os outros;
  • Criar perguntas e afirmações claras e relevantes sobre o tema da inclusão educacional;
  • Desenhar e colorir as cartas com criatividade e capricho.