Aula sobre Independencia Do Timor Leste

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A independência do Timor-Leste é um tema importante para a compreensão dos processos de descolonização na Ásia. O Timor-Leste foi colonizado por Portugal em 1515 e, em 1975, após a Revolução dos Cravos em Portugal, o país se tornou independente. No entanto, a Indonésia invadiu o Timor-Leste em 1975 e anexou o país como sua 27ª província. A resistência timorense lutou pela independência durante 24 anos, até que em 1999, após um referendo, o Timor-Leste se tornou um país independente.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deverá realizar a apresentação do tema da independência do Timor-Leste e contextualização do assunto para a turma, assim como explicar a metodologia utilizada para os alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Problema

    Entregue o problema: "Como a resistência timorense lutou pela independência do Timor-Leste?” para os grupos e os oriente a discutir sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Construção do template

    Orientação dos alunos na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs, contendo os campos “Que bom”, “Que Tal” e “Que Pena”, explicando a função de cada campo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    \- Fomente adiscussão em grupo para responder ao problema proposto e preencher o template.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    \- Você deverá acompanhar a apresentação dos resultados pelos grupos, com foco na descrição e avaliação dos processos de descolonização na Ásia.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    \- Preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs pelos alunos, avaliando a própria participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever e avaliar os processos de descolonização na Ásia;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos;
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Capacidade de descrever e avaliar os processos de descolonização na Ásia;
  • Criatividade e originalidade na construção do template;
  • Coerência e clareza na apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da independência do Timor-Leste e contextualizar o assunto;
  • Dividir a turma em grupos e entregar o problema: "Como a resistência timorense lutou pela independência do Timor-Leste?";
  • Orientar os alunos na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs, explicando a função de cada campo;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, fazendo perguntas e incentivando a discussão;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para responder ao problema proposto;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal;
  • Descrever e avaliar os processos de descolonização na Ásia, com foco na independência do Timor-Leste;
  • Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar ideias criativas e originais;
  • Avaliar a própria participação na atividade, preenchendo o template de Dinâmica dos 3 Qs.