Aula sobre Independencia Do Timor Leste
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A independência do Timor-Leste é um tema importante para a compreensão dos processos de descolonização na Ásia. O Timor-Leste foi colonizado por Portugal em 1515 e, em 1975, após a Revolução dos Cravos em Portugal, o país se tornou independente. No entanto, a Indonésia invadiu o Timor-Leste em 1975 e anexou o país como sua 27ª província. A resistência timorense lutou pela independência durante 24 anos, até que em 1999, após um referendo, o Timor-Leste se tornou um país independente.
Aprendizagem Baseada em Problemas
Etapa 1 - Introdução
Você deverá realizar a apresentação do tema da independência do Timor-Leste e contextualização do assunto para a turma, assim como explicar a metodologia utilizada para os alunos.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Problema
Entregue o problema: "Como a resistência timorense lutou pela independência do Timor-Leste?” para os grupos e os oriente a discutir sobre o assunto.Etapa 4 - Construção do template
Orientação dos alunos na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs, contendo os campos “Que bom”, “Que Tal” e “Que Pena”, explicando a função de cada campo.Etapa 5 - Discussão em grupo
\- Fomente adiscussão em grupo para responder ao problema proposto e preencher o template.Etapa 6 - Apresentação
\- Você deverá acompanhar a apresentação dos resultados pelos grupos, com foco na descrição e avaliação dos processos de descolonização na Ásia.Etapa 7 - Avaliação
\- Preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs pelos alunos, avaliando a própria participação na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever e avaliar os processos de descolonização na Ásia;
- Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos;
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Capacidade de descrever e avaliar os processos de descolonização na Ásia;
- Criatividade e originalidade na construção do template;
- Coerência e clareza na apresentação das ideias.
Ações do professor
- Apresentar o tema da independência do Timor-Leste e contextualizar o assunto;
- Dividir a turma em grupos e entregar o problema: "Como a resistência timorense lutou pela independência do Timor-Leste?";
- Orientar os alunos na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs, explicando a função de cada campo;
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, fazendo perguntas e incentivando a discussão;
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para responder ao problema proposto;
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal;
- Descrever e avaliar os processos de descolonização na Ásia, com foco na independência do Timor-Leste;
- Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar ideias criativas e originais;
- Avaliar a própria participação na atividade, preenchendo o template de Dinâmica dos 3 Qs.