Aula sobre Independencia Do Timor Leste

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A independência do Timor-Leste é um tema importante para a história da Ásia e para a compreensão dos processos de descolonização que ocorreram no mundo. O Timor-Leste foi colonizado por Portugal em 1515 e, em 1975, após a Revolução dos Cravos em Portugal, o país se tornou independente. No entanto, a Indonésia invadiu o Timor-Leste e anexou o território em 1976, o que gerou uma guerra de resistência que durou até 1999, quando o país finalmente se tornou independente.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema da independência do Timor-Leste e questione os alunos sobre o que eles sabem a respeito. Em seguida, indague-os com a seguinte pergunta: "Como os timorenses conseguiram conquistar a independência do Timor-Leste?".

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos devem se dividir em grupos e buscar alternativas para responder à pergunta norteadora. Cada grupo deve apresentar pelo menos três alternativas.

  3. Etapa 3 - Escolha da solução

    Os grupos devem escolher uma das alternativas apresentadas e justificar a escolha.

  4. Etapa 4 - Planejamento do diário de bordo

    Os grupos devem planejar o diário de bordo que será produzido ao longo do projeto. O diário deve conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  5. Etapa 5 - Produção do diário de bordo

    Os grupos devem produzir o diário de bordo ao longo do projeto, registrando as etapas de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos devem apresentar os resultados do projeto para a turma, utilizando o diário de bordo como base.

  7. Etapa 7 - Avaliação do projeto

    Os alunos devem avaliar o projeto na totalidade, considerando as etapas de Problema, Geração de Alternativas e Solução, o diário de bordo e a apresentação dos resultados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de fontes históricas;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e defesa de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Utilização de fontes históricas confiáveis na pesquisa;
  • Coerência e clareza na argumentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a pergunta norteadora;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão;
  • Orientar os alunos na busca por fontes históricas confiáveis.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Buscar fontes históricas confiáveis para a pesquisa;
  • Formular argumentos para responder à pergunta norteadora.