Aula sobre Independencia Do Timor Leste

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A independência do Timor-Leste é um tema importante para a compreensão dos processos de descolonização na Ásia. O Timor-Leste foi colonizado por Portugal em 1515 e, após a Segunda Guerra Mundial, passou a ser administrado pela Indonésia. A luta pela independência foi longa e difícil, mas em 20 de maio de 2002, o Timor-Leste finalmente se tornou um país independente.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a importância da independência do Timor-Leste para a compreensão dos processos de descolonização na Ásia.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre a independência do Timor-Leste, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Troca de mapas conceituais

    Os grupos devem trocar seus mapas conceituais com outro grupo e avaliar a qualidade do trabalho mutualmente.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem se reunir para discutir os mapas conceituais e identificar semelhanças e diferenças entre eles.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar as ideias centrais e sub-ideias.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os processos descolonização na África e na Ásia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da independência do Timor-Leste.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Capacidade de apresentação e explicação das ideias.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
  • Avaliar o trabalho de outro grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.